Tema foi debatido na LIVE da ACISBEC comandada por Valter Moura Júnior
Da Redação – A pandemia pelo novo coronavírus trouxe desafios até então inéditos e que exigiram senso de liderança, criatividade, coragem, inovação e um olhar para o futuro. A experiência não foi diferente para o setor da construção civil.
Durante LIVE realizada pela ACISBEC (Associação Comercial e Industrial de São Bernardo do Campo), Milton Bigucci Júnior, presidente da ACIGABC (Associação dos Construtores, Imobiliárias e Administradoras do Grande ABC) e diretor técnico da Construtora MBigucci, falou sobre as tendências e da capacidade de transformação pelo setor.
Apresentada pelo vice-presidente da ACISBEC, Valter Moura Júnior, a LIVE é uma recente iniciativa da entidade para debater diversos temas, levar mais informações e discutir assuntos relevantes aos associados e empreendedores em geral.
Durante esse período, a construção civil foi considerada serviço essencial, o setor não paralisou as atividades por decreto, mas sofreu reflexos da crise, as vendas despencaram e foi necessário se adaptar. No entanto, a reação já chegou forte e a retomada já traz outra realidade. “Agosto foi o melhor mês dos últimos dois anos para nós, e a construção civil teve uma revés surpreendente. Juntou o fato de a demanda ter ficado reprimida, os juros baixos e a necessidade de as pessoas ficarem em casa e precisarem ter seus imóveis. Tudo isso aumentou a procura”, revelou.
O empresário disse que logo após o grande susto no início da pandemia foi necessário rever o sistema de trabalho e criar oportunidade. Várias medidas foram adotadas: entrega de lançamento imobiliário e reuniões on line com engenheiros, e corretor virtual
“Muita coisa mudou e será adotada como processo, porém, métodos tradicionais vão persistir. As entregas, por exemplo, são muito melhores presenciais, os clientes querem ver pessoalmente onde vão morar. No entanto, as reuniões presenciais que antes exigiam que os profissionais deixassem os locais de trabalho nas obras não vão mais acontecer”, disse o empresário.
Novas empresas – A pandemia trouxe experiências e novidades no Grupo MBigucci, “Inauguramos a Next Coworking, um espaço compartilhado com recursos de escritório para atender profissionais e empreendedores. Essa necessidade surgiu com a pandemia porque as pessoas não voltaram para os seus locais de trabalho, não tinham uma estrutura adequada em casa, mas precisavam manter a atividade”, explicou.
A empresa foi inaugurada no Jardim da Saúde, mas já há projetos para lançar em São Bernardo, no Rudge Ramos, com 30 estações de trabalho.
Moura Júnior aproveitou o debate para falar também a respeito dos investimentos em São Bernardo. “Sim, gostamos muito de investir na cidade, de onde originalmente é a nossa empresa. O nosso maior empreendimento é o Marco Zero, que fica em São Bernardo, entre tantos outros. Vale lembrar o nosso centro logístico, o MBigucci Business Park, na avenida Caminho do Mar, empreendimento que está gerando atualmente mais de 700 empregos. E vamos continuar apostando e investindo em São Bernardo”, anunciou.
Por fim, o empresário falou sobre as ações de responsabilidade social e ambiental da empresa. “Temos um Pacto Global, um relatório sobre sustentabilidade, que encaminhamos para a ONU e somos a primeira empresa construtora da América do Sul a fazer isso”. O Grupo MBigucci também vai lançar em cerca de um mês uma empresa de energia limpa no MBigucci Park Diadema. E a mais recente novidade foi divulgada durante a LIVE. “Valtinho (Valter Moura Júnior), estou trazendo pra você e para os internautas, uma notícia em primeira mão: acabamos de receber, mais precisamente há uns 40 minutos, o alvará de aprovação para construir o MBigucci Business Park em Santo André, que terá 65 mil m² de área logística”, contou.
Sobre a ACISBEC
Instituição com mais de sete décadas de existência, foi fundada em 27 de setembro de 1944 e tem como presidente Valter Moura. Instalada em sede própria com área de quatro mil metros construídos, dispõe de ampla estrutura distribuída em seis pavimentos com auditório para 400 pessoas, salas de reunião, salão de exposição para feiras e fóruns de negócios, cursos e palestras, entre outros.
Ao longo dos anos, a ACISBEC implantou serviços, projetos, realizou convênios e parcerias em benefício dos associados e comunidade. Entre os atendimentos prestados estão consulta Pessoa Física e Pessoa Jurídica; Cadastro Positivo; Certificado Digital; Certificado de Origem; ACISBEC Mobile; Cursos e Eventos e dispõe de locação de salas.
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