Da Redação – De 7 a 28 de agosto, o Sesc Avenida Paulista promove uma mostra de filmes e atividades voltada para a terceira idade, tendo como o foco a doença de Alzheimer. Sempre às terças-feiras às 15h, o projeto apresenta um filme que aborda o assunto, seguido de um bate-papo com a assistente social Regislaine Leôncio Pereira.
No último encontro, dia 28, há uma vivência com uma equipe multidisciplinar sobre prevenção e manutenção da saúde do idoso – neste dia não há exibição de filme. Todas as atividades são gratuitas e para participar basta retirar o ingresso com meia hora de antecedência.
Encarando a doença – Segundo a Associação Brasileira de Alzheimer cerca de 1,2 milhões de idosos sofrem com a doença no Brasil. A doença neurodegenerativa, que não ainda não tem cura, é causada pela morte das células cerebrais e tem entre os sintomas a perda das funções cognitivas (memória, atenção, orientação e linguagem).
O nome oficial se refere ao psiquiatra e neuropatologista alemão Alois Alzheimer, médico que diagnosticou a doença após estudar o caso da sua paciente Auguste Deter, que aos 51 anos desenvolveu um quadro de perda progressiva de memória e outras faculdades.
OS FILMES
Dia 7 – Íris (Dir.: Richard Eyre. EUA/GBR, 2001, 90′)
Elenco: Judi Dench, Kate Winslet e Jim Broadbent.
Na década de 90, Íris Murdoch, uma das principais romancistas da sua época, começa a sentir as primeiras manifestações da doença de Alzheimer, que passam a afetar o seu trabalho e sua vida pessoal.
Classificação etária: 14 anos.
Dia 14 – Amor
(Dir.: Michael Haneke. FRA/ALE/AUS, 2012, 127′)
Elenco: Jean-Louis Trintignant, Emmanuelle Riva e Isabelle Huppert.
Um apaixonado casal de idosos, Georges e Anne, tem que enfrentar os desafios da terceira idade e as questões que surgem em seus relacionamentos familiares e no seu modo de vida.
Classificação etária: 12 anos.
Dia 21 – Para Sempre Alice*
(Dir.: Richard Glatzer, Wash Westmoreland. EUA/FRA, 2014, 99′)
Elenco: Julianne Moore, Kristen Stewart e Kristen Stewart.
Baseado no livro homônimo da neurocientista americana Lisa Genova, o filme conta a história de Alice Howland, professora de Harvard, bem-sucedida ela vê sua vida mudar inesperadamente após ser diagnosticada com Alzheimer.
Classificação etária: Livre
*Neste dia haverá a presença da fonoaudióloga Katia Freitas
BATE-PAPO – Após a exibição de cada filme acontece um bate-papo com a assistente social Regiane Leôncio Pereira. Regiane é especialista em Saúde Assistente Social atuando em processos educativos sobre direitos humanos e políticas sociais para o seguimento terceira idade. Orienta e oferece suporte social ao idoso e seus familiares, promovendo ações de combate à violência cometida contra o idoso. No dia 21, após a exibição do filme “Para Sempre Alice”, a fonoaudióloga Katia Freitas comenta a relação da doença e do desenvolvimento dos sintomas com a linguística.
VIVÊNCIA – No dia 28 de agosto, última terça-feira do mês, a partir das 15h, uma equipe multidisciplinar formada pela assistente Social Regislaine Leôncio Pereira, a fisioterapeuta Natália Sperandio Cavaco, a fonoaudióloga Katia Freitas, a nutricionista Angela Sesoko e o educador físico Gilberto Almeida apresenta contribuições para prevenção de doenças e a manutenção da saúde do idoso por meio de bate-papo e vivência prática. No encontro os profissionais conversam sobre os sinais da doença, ressaltando a importância de se diagnosticar com antecedência e quais ações para retardar o avanço e ter mais controle sobre os sintomas.
Serviço – Mostra de Cinema para Idosos. Exibição de filmes, bate-papos e vivência para a terceira idade com foco na doença de Alzheimer, de 7 a 28 de agosto. Horário: 15h (terças-feiras), na Praça (60 lugares) do Sesc Avenida Paulista (Avenida Paulista, 119, Bela Vista, São Paulo, Bela Vista, SP). Ingressos: Grátis – retirada e ingresso com meia hora de antecedência. Fone: (11) 3170-0800 Transporte Público: Estação Brigadeiro do Metrô – 350m
Nenhum comentário on "Sesc tem Mostra de Cinema para Idosos e alerta para o Alzheimer"