Da Redação – Alunos da rede estadual selecionados para a segunda fase dos vestibulares da Universidade de São Paulo e Universidade Estadual de Campinas precisam manter o foco nos estudos mesmo durante as férias. As provas estão marcadas para janeiro (USP: 8, 9 e 10 – Unicamp: 15, 16 e 17). Nesta etapa, os candidatos serão avaliados em Língua Portuguesa, Inglês, História, Geografia, Matemática, Física, Química e Biologia, além de questões interdisciplinares e redação.
Embora o processo e o tipo de abordagem sejam parecidos, cada vestibular possui particularidades que devem ser levadas em conta. Veja algumas dicas:
Treine sua redação – Os gêneros cobrados são diferentes nas provas, mas a fórmula é a mesma. Na Fuvest é a dissertação. Já na Unicamp, são dois e cabe ao candidato escolher entre narrativas, verbetes e até mesmo manifestos.
Leia os livros obrigatórios – O período de fim de ano também pode ser utilizado para ler (ou reler) as obras selecionadas pela instituição. Ler não só ajuda nas provas de Literatura como também amplia o vocabulário.
Foque nas matérias específicas – Exigidas no último dia do vestibular da Fuvest, as provas específicas variam de acordo com a carreira escolhida pelo candidato. Prefira assuntos que ainda não domine e tenha dificuldade para repassar.
Acesse o site da EVESP – O curso pré-vestibular online da Secretaria da Educação reúne questões dos principais vestibulares estaduais dos últimos 10 anos e podem servir como material de revisão. O acesso é gratuito e funciona 24 horas por dia.
Aproveite as festas – Tanta revisão não pode estragar as festas de fim de ano. É preciso ter um tempo para diversão e não deixar o stress atrapalhar o rendimento. Pratique exercícios, saia com os amigos e fique um tempo com a família.
Nenhum comentário on "2ª fase dos vestibulares estaduais exige domínio de disciplinas e treino em redação"