SP sedia primeira conferência nacional das religiões e cultura de paz

632 0

Da Redação – Pela primeira vez São Paulo será sede de um grande encontro religioso de características internacionais. Trata-se da 1ª Conareli (Conferência Nacional das Religiões e Cultura de Paz) que acontecerá nos próximos dias 17 e 18 de setembro no São Paulo Expo, o antigo Centro de Exposições Imigrantes.

O evento será um fórum pela defesa da laicidade do Estado e pela paz mundial que colocará em foco a diversidade cultural e a pluralidade religiosa, o ativismo social religioso, o trabalho comunitário das religiões pautado no diálogo inter-religioso e na Cultura de Paz que vem sendo promovida pela UNESCO desde 1999 e que incentiva o respeito à vida e dignidade de cada pessoa sem discriminação ou preconceito, rejeitando qualquer forma de violência a fim de terminar com a exclusão, a injustiça e a opressão religiosa, política e econômica.

O movimento da Cultura de Paz visa também desenvolver a liberdade de expressão e a diversidade cultural através do diálogo e compreensão do pluralismo, mantendo uma atitude responsável e respeitando todas as formas de vida para contribuir com evolução e desenvolvimento do planeta.

Tendo como pano de fundo os fundamentos da Cultura da Paz, um dos principais objetivos do evento é promover a unidade das religiões como um caminho para dar resposta às rupturas, injustiças e isolamentos que se manifestam nas sociedades em uma escala mundial.

Para isso, diversos acadêmicos de renome e líderes religiosos e espirituais de grande visibilidade de todo o mundo estarão se reunindo em um encontro inédito com o intuito de estudar, melhor compreender e debater os temas emergentes e urgentes da sociedade.

Assim, com representantes de mais de 40 religiões diferentes, a 1ª Conareli é a convergência entre aqueles que desejam se unir a favor dos objetivos de desenvolvimento sustentável e tolerância nas diferentes esferas da sociedade moderna que enfrenta uma de suas maiores crises espirituais: sobreviver em meio a tantos avanços científicos atravessando um de seus períodos históricos mais conservadores e intolerantes onde a violência, o fanatismo e a perseguição têm se tornado uma ferramenta de opressão, sobretudo, às religiões minoritárias e segmentos múltiplos da sociedade que convivem diariamente com diversas formas de preconceitos incentivados e mantidos por discursos fascistas pseudo-religiosos.

As religiões são a maior comunidade organizada da sociedade civil e, por isso, tornam-se pontos estratégicos para atingir a sustentabilidade, provendo a tão desejada tolerância frente às desigualdades sociais latentes.

Em sua abertura solene o evento conta com a participação de importantes autoridades, como o Secretário de Turismo de São Paulo Laércio Benko e a Drª Samantha Khoury Crepaldi Dufner, Presidente da Comissão Especial de Liberdade Religiosa da OAB. Na programação, acadêmicos e religiosos se dividem em uma programação que inclui mais de 300 palestras, plenárias de debates e diversas atividades culturais e artísticas. Mais de 20 mil pessoas são aguardadas para a primeira edição do evento.

Serviço – 1ª Primeira Conferência Nacional das Religiões e Cultura de Paz (Conareli), nos dias 17 e 18 de setembro, no São Paulo Exhibition Center (antigo Centro de Exposições Imigrantes): sábado, das 10h às 22h, e no domingo, das 10h às 20h. Entrada: R$15 (quinze reais) – válido para os dois dias. Transporte gratuito do Metrô Jabaquara até o local do evento. Mais informações em www.conareli.com.br

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "SP sedia primeira conferência nacional das religiões e cultura de paz"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *