Só existem dois dias no ano que nada pode ser feito. Um se chama ontem e o outro se chama amanhã, portanto, hoje é o dia certo para amar, acreditar, fazer e principalmente viver…
Dalai Lama.
Consórcio debate futuro da metrópole na Câmara Municipal de São Paulo
O Consórcio Intermunicipal Grande ABC participou, nesta segunda-feira (27), do encerramento do Ciclo de Debates SP 2030, promovido pela Escola do Parlamento da Câmara Municipal de São Paulo. O quinto e último evento da série tratou dos desafios da capital paulista para os próximos 15 anos, incluindo as dificuldades para gerir uma megacidade como a capital paulista e a necessidade de promover uma governança de políticas públicas que não se limitem às fronteiras municipais. O presidente da Câmara Municipal paulistana, vereador Antônio Donato, ressaltou que poucas cidades registraram um “crescimento explosivo” tão forte quanto São Paulo em um período tão curto, passando de uma população de pouco mais de 2 milhões der habitantes, nos anos 1950, para os atuais 12 milhões. “Se considerarmos as demais cidades da região, temos uma metrópole de 20 milhões de habitantes em que a situação é ainda mais complexa”, disse Donato, defendendo a necessidade de decisões articuladas entre os municípios da Grande São Paulo para demandas comuns. O Secretário Executivo do Consórcio Intermunicipal Grande ABC, Luis Paulo Bresciani, afirmou que a gestão metropolitana tem sido debatida durante a elaboração do Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado (PDUI) da Região Metropolitana de São Paulo, mas que precisaria haver uma ‘pactuação política’ para projetos importantes e comuns como o da mobilidade. Também presente ao debate, Mariana Mencio, professora adjunta de Direito Ambiental e Urbanístico da Universidade Federal do ABC (UFABC), afirmou que é preciso maior articulação entre as prefeituras e que o PDUI é uma ferramenta para alcançar esse objetivo. “O projeto deve cumprir a função pública de interesse comum como medidas para melhorar o saneamento, trabalhar o desenvolvimento econômico, social e ambiental, as mudanças climáticas e, principalmente, a mobilidade entre esses municípios”. O encontro foi mediado pelo diretor-presidente da Escola do Parlamento, Christy Ganzert Pato, e contou ainda com a participação do arquiteto e urbanista Anderson Kazuo Nakano, professor da Fundação Getulio Vargas (FGV). O especialista defendeu que o êxito na governança depende necessariamente da integração dos gestores públicos da região metropolitana. “Essa relação entre entes diferentes deve ser horizontal e vertical. A chave é a articulação interfederativa. Mas isso deve ser feito de maneira intersetorial entre as diferentes áreas, principalmente das que são fontes de recursos e financiamentos”, disse.
Frase:
Por mais que o governo municipal corra atrás da resolução dos problemas, a sensação entre os habitantes é de ausência do poder público. Existe uma necessidade de distribuição maior do emprego e da renda na cidade, reduzindo as desigualdades
Antônio Donato, presidente da Câmara Municipal de São Paulo, ao comentar a explosão demográfica da Capital em 60 anos e ao defender a redução das desigualdades
Frase:
Uma das propostas do presidente do Consórcio, Luiz Marinho, é a criação de autoridades metropolitanas para gerir funções públicas de interesse comum aos municípios, como a mobilidade. Para colocar essa ideia em prática, é preciso haver uma clara pactuação política entre o governo estadual e as prefeituras
Luis Paulo Bresciani, secretário Executivo do Consórcio Intermunicipal Grande ABC, ao defender um pacto de boa governança entre governo do Estados e as prefeituras
Parlamentares de Santo André aprovam pacote de projetos em Santo André
Vereadores da Câmara de Santo André aprovaram pacote de projetos na tarde desta terça-feira (28). Foi votado total de 34 proposituras, sendo duas de autoria do Executivo. Entre os itens de destaque está matéria que dispõe sobre o programa de incentivo para empreendimentos habitacionais no âmbito do Programa Federal “Minha Casa, Minha Vida”. Está sendo prevista construção de 1.108 moradias, sendo 800 na rua Caminho dos Vianas e o restante na Avenida Pedro Américo. Da leva de projetos dos vereadores, foi aprovada matéria do Alemão Duarte que dispõe sobre a obrigatoriedade de, anualmente, na semana de abrangência do dia 08 de março, serem realizadas ações socioeducativas em todas as escolas da rede pública de ensino, visando o debate sobre a importância da participação das mulheres e a garantia da igualdade de oportunidade. Outra matéria de destaque é do parlamentar Eduardo Leite, que dispõe sobre a isenção do pagamento de despesas com a realização de funeral à pessoa que tiver doado, por ato próprio ou por meio de seus familiares, seus órgãos ou tecidos para fins de transplante médico. As sessões ordinárias na Casa se encerram nesta semana, já que nos meses de julho, parte de dezembro e janeiro, a Câmara entra em recesso parlamentar. Isto quer dizer que não há sessões no Plenário, mas todos os outros setores continuam em funcionamento, conforme determinações da Lei Orgânica do Município e do Regimento Interno da Casa.
CHUMBO GROSSO
EU SOU MAIS EU…
- O deputado federal Alex Manente, pré-candidato a prefeito de São Bernardo (PPS), apareceu nesta terça-feira, no horário gratuito da propaganda eleitoral em rede de rádio e televisão, mas, curiosamente, deixou de lado a administração petista de Luiz Marinho, que vem tocando a cidade, e mirou a metralhadora giratória para cima das demais ‘lideranças políticas’. “Eu estou fazendo a minha parte e é preciso que as demais lideranças políticas da cidade façam a sua também”, diz Alex em uma das aparições. Será que se confirma a previsão de uma conhecida bruxinha, que garante ter sonhado com a virada do deputado estadual tucano Orlando Morando? A bruxinha disse ainda que o terceiro candidato também estaria mais próximo de Alex e que ela via na borra do café a repetição de uma já conhecida dobrada política na cidade. Como diria um conhecido borro da política local, A CONFERIR…
CANDIDATURA DE PESO?
- Não se sabe ao certo se Orlando Morando ou Alex Manente lideram a corrida eleitoral pela sucessão do petista Luiz Marinho, em São Bernardo, mas a verdade é que o tucano reuniu na última sexta-feira um time de peso de lideranças políticas da cidade e de apoiadores para referendar o apoio ao seu nome nas eleições de outubro próximo. É por essas e outras que na cidade um dos comentários é o de que teria chegado a hora de Orlando Morando nessa eleição.
ERRAMOS OU ESQUEÇAM TUDO O QUE VOCÊS LERAM…
- Mas que direito de resposta interessante veiculado na home page de um determinado veículo de comunicação da região: “Ao contrário do que foi divulgado na edição n° 3476 do Jornal ABC Repórter, o Deputado Federal Alex Manente não é investigado pelo STF pela prática de compra de votos nas eleições de 2012. Igualmente, não corre no STF nenhuma ação penal que possa, por qualquer razão, impedir a futura candidatura de Alex Manente ao cargo de Prefeito nas eleições de 2016. Também de forma contrário ao conteúdo noticiado por este jornal, a Ação Civil Pública indicada na edição nº 3476 não representa obstáculo a uma eventual candidatura do Deputado Federal, seja para as eleições municipais de 2016 ou para qualquer outra”.
SERIA TRÁGICA NÃO FOSSE CÔMICA…
- A nota acima bem poderia ser um engano, uma publicação errada, ou coisa que o valha. Mas não. O Direito de Resposta é por conta de publicação do jornal, cujo proprietário é o atual presidente da Associação Comercial e Industrial de São Caetano, o publisher Walter Estevam, que é muito amigo de um tucano desafeto de Alex Manente. O jornal é quase diário, mas é impresso nos finais de semana, e tem até a tiragem aumentada, quando é vendida qualquer cobertura ‘especial’ ou quando é para bater em alguém (quem se lembra do massacre promovido por esse mesmo jornal, contra o ex-prefeito José Auricchio Júnior?). O moço em questão parece mesmo acreditar no jornalismo mercantilista, comercial e de outros negócios…
O CAMBUCI NO ABC
- Nesta quarta-feira, dia 29, às 19h, será realizada a cerimônia de entrega das premiações de melhores receitas e melhores fotografias do cambuci que concorreram no Concurso Gastronômico Regional do fruto e no Concurso Regional de Fotografia Mobile: “O Cambuci no ABC”, promovidos desde março pelas cidades integrantes do 1º Circuito Regional do Cambuci ABCTur – Santo André, Rio Grande da Serra e Ribeirão Pires. A solenidade de entrega das premiações faz parte da programação de encerramento do Circuito, que reuniu em um único calendário, entre os meses de abril e junho, o 13º Festival do Cambuci de Paranapiacaba, o 11º Festival do Cambuci de Rio Grande da Serra e o 3º Festival do Cambuci de Ribeirão Pires.
SP e Ministério da Justiça firmam convênios para reforçar segurança nas Olimpíadas
O governador Geraldo Alckmin assinou na tarde desta terça-feira (28) parcerias com o Ministério da Justiça e Cidadania para garantir a segurança dos atletas e autoridades nos Jogos Olímpicos, que começam em agosto. Os convênios representam R$ 12,5 milhões em equipamentos e um veículo que serão utilizados pelas polícias de São Paulo durante o evento esportivo. As parcerias foram assinadas em reunião realizada entre o governador Geraldo Alckmin, o ministro da Justiça e Cidadania, Alexandre de Moraes, o secretário da Segurança Pública, Mágino Alves Barbosa Filho, e integrantes do Exército Brasileiro, Polícia Federal, Guarda Civil Metropolitana (GCM), e membros de outros órgãos. “Ficamos muito felizes em assinar os convênios para o recebimento do veículo e de todos os equipamentos”, disse o governador. “Isso ficará como legado para o Estado de São Paulo depois dos Jogos Olímpicos e nós agradecemos. São R$ 12,5 milhões que vão reforçar a tecnologia e os equipamentos da polícia”, completou Alckmin. Entre os equipamentos transferidos estão scanners e portais de raio-X para detectar possíveis armamentos na entrada dos estádios, num valor de quase R$ 3,8 milhões e R$ 3,6 milhões, respectivamente. Após os jogos, os materiais serão entregues à Secretaria de Administração Penitenciária (SAP). “Essa é a forma de o Ministério da Justiça reconhecer o grande apoio e auxilio do Governo do Estado de São Paulo. Tenho absoluta certeza que aqui em São Paulo iremos ter belíssimos jogos olímpicos, graças à atuação conjunta das polícias e demais órgãos de segurança”, ressaltou o ministro da Justiça. O Ministério também irá transferir para São Paulo materiais de proteção individual – como coletes e escudos – e equipamentos não letais, além do veículo informatizado e equipado com o que há de mais moderno para ações de inteligência. O Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) irá fazer a integração e troca de informações com os centros do Rio de Janeiro e Brasília. Durante o evento, o governador lembrou que a preparação de São Paulo é importante porque o Estado irá receber 10 jogos de futebol, seis do grupo masculino e quatro do feminino. Além disso, algumas delegações irão fazer a climatização em São Paulo, como Estados Unidos, Alemanha, China e Israel. “Estamos bastante preparados para os Jogos Olímpicos”, destacou Alckmin. “Nós somos parceiros nesse bom trabalho. Conte conosco em todas as áreas para que a gente tenha Jogos Olímpicos com grande sucesso”, falou o governador ao ministro da Justiça.
Nenhum comentário on "Consórcio debate futuro da metrópole na Câmara Municipal de São Paulo"