São Bernardo encerra audiências do Plano Diretor Metropolitano na região

625 0

Felicidade, quando passa, dói.
Tristeza, quando dói, passa.
É tudo uma questão de tempo.

Sarah Westphal.

São Bernardo encerra audiências do Plano Diretor Metropolitano na região

A Prefeitura de São Bernardo realiza nesta terça-feira (21), às 19h, a última das sete audiências públicas no ABC para discutir o Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado (PDUI) da Região Metropolitana de São Paulo. Nas demais cidades da região, as reuniões aconteceram em maio. Encerrando esta etapa nas sete cidades, o evento em São Bernardo terá uma apresentação do diagnóstico e os desafios futuros do Plano Diretor Regional (PDR-ABC), que constitui um dos produtos previstos no Termo de Cooperação Técnico Científico (TCTC) entre o Consórcio Intermunicipal Grande ABC e a Universidade Federal do ABC (UFABC). Por determinação do Estatuto da Metrópole (Lei Federal nº 13.089/2015), todas as regiões metropolitanas e aglomerações urbanas brasileiras devem desenvolver, até janeiro de 2018, os seus respectivos planos (PDUIs). Além disso, os planos diretores dos municípios que integram as regiões metropolitanas deverão se adequar posteriormente às suas diretrizes. As audiências públicas nos 39 municípios da Grande São Paulo fazem parte da primeira fase do PDUI, que estabelece diretrizes, projetos e ações para orientar o desenvolvimento urbano e regional. A iniciativa busca reduzir as desigualdades e melhorar as condições de vida da população metropolitana, além de fixar as bases de atuação conjunta entre estados e municípios. Os municípios do Grande ABC fazem parte da região metropolitana de São Paulo e estão, portanto, inseridos no Plano. Na próxima etapa da iniciativa, serão realizadas oficinas regionais com a discussão de temas relevantes para o plano diretor metropolitano e audiências públicas regionais para discussão e contribuições para o Caderno de propostas e eleição dos representantes da sociedade civil para compor a instância deliberativa do PDUI. O processo de elaboração do PDUI é coordenado pelo Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana de São Paulo, liderado pelo presidente do Consórcio Intermunicipal Grande ABC e prefeito de São Bernardo do Campo, Luiz Marinho.

Frase:

Parabéns às advogadas Cristiane Tomaz e Cristina Molina. Obrigada pela vitória obtida e por nos trazer a sensação de justiça.

Vanice Pessoa Picarelli, esposa do advogado Fábio Picarelli, no Facebook, ao comentar a atuação das advogadas eleitorais que conseguiram decisão contrária aos autores de uma página criada na rede social para atacar a pré-candidatura do advogado

Frase:

Parabéns ao Dr. Fábio Picarelli por não esmorecer diante desses ataques e por fazer valer o que tão dignamente aprendemos nos bancos da faculdade. Seria muito bom e saudável se a disputa eleitoral fosse pautada na ética, porém alguns ainda descampam para esse tipo de estratagema vergonhosa de caluniar o adversário como se com isso fosse ganhar votos. Porém perdem e muito a credibilidade, que todo o político deveria ter

Andressa Guedes, advogada e simpatizante da pré-candidatura de Fábio Picarelli à Prefeitura de Santo André, ao comentar a retirada do perfil criado no Facebook com o intuito de atingir e difamar o pré-candidato do Democratas

Imagem do Rio pode estar sendo comprometida às vésperas da Olimpíada Rio 2016

Nas últimas semanas, o Rio de Janeiro tem sido palco de inúmeros problemas, a quase um mês do início das Olimpíadas. São questões que envolvem as áreas financeira (com a declaração de calamidade pública das finanças do Estado), de saúde (com o comprometimento no atendimento) e segurança pública (funcionamento ineficiente) e que podem prejudicar a visibilidade da cidade e manchar a imagem perante o mundo. Somente esta semana, duas atletas paraolímpicas da Austrália foram assaltadas na Zona Sul do Rio e o assunto repercutiu na imprensa internacional. “O Rio tinha uma imagem muito atrativa e interessante, mas que pode estar sendo comprometida com os últimos episódios. Devemos compreender esse momento como único em termos de projeção de visibilidade. Quando os turistas vão embora, eles lembram muito menos dos equipamentos e mais de como encontraram a cidade em diversos aspectos: turismo, gastronomia, hotéis, bares, restaurantes, entretenimento, cultura. A forma como os turistas serão recebidos e a opinião dos próprios atletas sobre a cidade e os jogos interferem demasiadamente nas impressões da cidade e do País. Além disso, o decreto de calamidade pública feito pelo governo pode assustar os estrangeiros”, analisa o professor de Marketing do curso de administração da Faculdade Presbiteriana Mackenzie Rio, Alexandre Coelho.


SPAM, NÃO

  • O advogado e ex-presidente da OAB Santo André Fábio Picarelli não cabia em si de tanto contentamento na noite desta segunda-feira, e fez questão de mostrar aos internautas os motivos da sua euforia. Picareli entrou na Justiça e conseguiu a determinação da retirada de uma página no Facebook, que trazia ofensas e deboche ao pré-candidato do Democratas à Prefeitura de Santo André. “Quem acha que na Internet e na política vale tudo, quebrou a cara. Tem gente que não vai dormir essa noite…”, comemorou Fábio Picarelli. A Justiça Eleitoral de Santo André ordenou ao Facebook a retirada de uma página ofensiva ao advogado, sob pena de multa diária de R$ 10.000,00 e também solicitou a entrega dos dados e IP’s dos autores, o que, em tese, pode implicar inclusive o candidato ligado ao ofensor. “Agradeço e muito às minhas advogadas eleitorais Cristiane Tomaz e Cristina Molina pelo excelente trabalho e o resultado final da ação”, destacou.

EM CAMPANHA

  • O vereador Aílton Lima (Solidariedade de Santo André), que é pré-candidato a prefeito, comemora os últimos encontros com apoiadores, pré-candidatos do seu partido e eleitores. Segundo ele, as ações já atingiram cerca de 22 mil pessoas desde janeiro deste ano. No último encontro, segundo ele, foram mais de 1,2 mil pessoas. No dia 4 Abril, em outro evento, no clube Primeiro de Maio foram mais de mil pessoas. O vereador informa ainda que está com a agenda lotada até agosto, com reuniões todos os dias. “Agradeço a Deus pelo sucesso alcançado. Nosso trabalho tem sido muito bem recebido por onde passamos. Sei que podemos fazer a diferença na cidade”, destaca Aílton Lima.

QUEM DERA EU SER UM PEIXE…

  • A tentativa do presidente da Câmara, o Bispo Ronaldo de Castro, de blindar os vereadores andreenses com o envidraçamento do plenário da Câmara, na tentativa de separar o público dos vereadores, para evitar ofensas e até possíveis agressões aos parlamentares, não está sendo bem-vista pela população. Para muitos, o objetivo é isolar ainda mais os vereadores do contato com o público. E Ronaldo quer pressa. Afinal, não é de bom tom deixar obras pendentes para outros presidentes…

PROFISSIONALISMO NA COMUNICAÇÃO DE SÃO BERNARDO

  • O competente jornalista Raimundo Silva, que se constitituiu nos últimos tempos como o braço ‘esquerdo’ do prefeito Luiz Marinho (PT), é o novo secretário de Comunicação da Prefeitura de São Bernardo. Depois de ter deixado o cargo para a acomodação política de Fábio Cassetari, então na presidência do PRB, retornou para o posto. A sua nomeação foi publicada no Notícias do Município, na última sexta-feira. Apesar de o seu antecessor manjar muito pouco, ou quase nada, de comunicação política, a sua permanência no cargo se deu pelos arranjos políticos que garantiu à época o PRB na base de apoio a Luiz Marinho. Cassetari ficou no cargo mesmo depois de a base de Luiz Marinho ter perdido o PRB, que virou oposição ao PT em nível nacional, e aqui em São Bernardo não seria diferente. Mas não durou muito…

OS JOVENS E O MERCADO DE TRABALHO

  • A Fundação Seade e o Dieese, em parceria com o Consórcio Intermunicipal Grande ABC, divulgam nesta quarta-feira (22), às 14h, o Boletim Especial “Jovens, Escolaridade e Mercado de Trabalho na Região do Grande ABC”. O objetivo do estudo é analisar a participação dos jovens entre 16 e 24 anos no mercado de trabalho na região, abordando faixa etária, escolaridade e condição de atividade, rendimento familiar, entre outras variáveis. A apresentação contará com representantes do Grupo de Trabalho Juventude do Consórcio, coordenado por Dario do Carmo Filho.

VEREADOR POLIVALENTE

  • O vereador Cidão do Sindicato (Solidariedade de São Caetano) apresentou nas redes sociais um balanço de sua atuação parlamentar. Além de enaltecer o Gabinete Portas Abertas, que possibilitou uma maior interação entre os munícipes e a assessoria, bem como ao vereador, Cidão destaca ainda o número de 2 mil proposituras neste seu primeiro mandato, entre atendimento de demandas, requerimentos e projetos de lei. Cidão do Sindicato destaca ainda o seu Gabinete Móvel Portas Abertas, que percorre os 15 bairros da cidade para conhecer os problemas que afligem aos moradores, além de ouvir muitas sugestões. Outro fator que impressiona na atuação de Cidão é que ele mantém a sua atividade como presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de São Caetano, apesar da sua atuação no Legislativo.

MAIS PROBLEMAS

  • O ex-prefeito José Auricchio Júnior parece que vai ter de correr para garantir um lugar na raia que vai apontar o novo prefeito de São Caetano. Auricchio vem tocando a sua campanha como se não tivesse problemas e sua assessoria e apoiadores garantem que ele estará na disputa. A mais nova pedra no calcanhar do prefeito foi o fato de o Tribunal de Contas do Estado (TCE) ter rejeitado o recurso da Prefeitura de São Caetano em relação ao julgamento que considerou irregular o contrato entre o Poder Executivo e a Clínica Cardiológica Dr. Júlio A. Calil Ltda., durante a gestão de Auricchio e da então diretora de Saúde e Vigilância, Regina Maura, que se lançou candidata à sucessão de Auricchio sem êxito.

Jornalista lança livro que tem como foco a adoção de crianças no Brasil

Existem no Brasil 6.593 crianças e adolescentes disponíveis para adoção e 35.864 pretendentes a elas. Também existe o mito de que a responsabilidade pela demora na conclusão das adoções é desses pretendentes, que, em sua maioria, querem bebês do sexo feminino e da cor branca. Um estudo feito pela jornalista Ana Davini durante os últimos cinco anos e que resultou no livro “Te amo até a lua”, lançado no dia 14 de junho pela Editora Magu, indica que este mito é falso. Dados atuais apontam que 62% dos interessados são indiferentes ao sexo do futuro filho e 42% aceitam crianças de todas as raças. Se considerarmos somente as de cor parda, a principal entre as crianças em abrigos (48% do total), o número de interessados sobe para 75%. O gargalo também não é idade. Há apenas centenas de crianças de cada idade até 7 anos para milhares de pretendentes. A situação complica um pouco para crianças entre 8 e 10 anos, e só fica terrível para aquelas a partir dos 11 anos, quando existem 3.954 para apenas 485 candidatos a pais. Nem mesmo doenças graves, físicas ou mentais, acabam com as chances de adoção. Há 1.697 crianças nesta condição e 14.156 pretendentes dispostos a enfrentar o problema. Diante deste cenário, o livro tenta explicar as razões para a morosidade dos processos de adoção e para tantas crianças crescerem em abrigos, muitas delas sem jamais ter uma família. Também aborda temas como procedimentos de reprodução humana, endometriose, crack, adoção ilegal, barriga de aluguel e tráfico de bebês. Para completar, inova ao fazer uma investigação sobre a adoção internacional de crianças estrangeiras por pretendentes brasileiros. Tudo o que se sabia até então era sobre o contrário, a adoção de crianças brasileiras por pretendentes estrangeiros. O último capítulo mostra a saga da autora e de seu marido até a chegada da filha, na época com 1 ano e 1 mês de vida, após aproximadamente oito anos de tentativas, esperanças e frustrações, o que os tornou quase experts no assunto “paternidade alternativa”. O livro custa R$ 34,90 e está à venda nas unidades da Livraria da Vila e Livraria Martins Fontes e também através do link https://pag.ae/bdW1zb. Mais informações podem ser obtidas em https://www.facebook.com/teamoatealua/.

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "São Bernardo encerra audiências do Plano Diretor Metropolitano na região"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *