Da Redação – Fazer uma cesta de 3 pontos não é uma tarefa fácil. Mas, a partir deste mês, ex-jogadores de basquete darão uma “forcinha” a alunos da rede estadual de São Paulo. Em parceria com a Associação dos Veteranos do Basquete de São Paulo, cinco escolas participam de um novo projeto para incentivar a formação e a prática do esporte entre crianças dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental (6 a 11 anos).
O lance inicial será na Escola Estadual Alfredo Bresser. Alessandra, Danilo, Mamute, Alex, Amanda, Daniel Soares, José Luiz, Luiz Montes e Douglas Tadeu, que já passaram pela seleção brasileira, estão à frente do programa Grupo de Iniciação ao Basquetebol Infantil (GIBI). A expectativa é chegar a 1,5 mil estudantes.
As atividades do projeto serão desenvolvidas nas aulas de ‘Cultura do Movimento’, umas das propostas do currículo de Educação Física. Além da unidade em Pinheiros, estão na lista de unidades selecionadas a Escola Estadual Guerino Raso; Escola Estadual Brigadeiro Eduardo Gomes; Escola Estadual Flávia Vizibeli Pirro e Escola Estadual Anitta Attala.
Educação Física na rede – Na rede estadual, além dos tradicionais jogos coletivos (futebol, handball e vôlei), as escolas oferecem uma série de outras atividades. Entre elas, estão as aulas de baseball, frisbee, badminton, tchoukball e o próprio rugby. Na lista de orientações elaboradas pela Coordenadoria de Gestão da Educação Básica (CGEB), há ainda dicas de jogos de tabuleiros e raciocínio, noções e táticas de esportes (coletivos e individuais) e até o estudo de manifestações culturais, como o folclore e o hip hop.
Nenhum comentário on "1,5 mil crianças da rede estadual aprenderão basquete com veteranos da seleção"