Não se envelhece enquanto buscamos…
Jean Rostand.
Segunda edição do Braskem Labs traz duas novas categorias inovadoras
A Braskem, maior petroquímica das Américas e líder mundial na produção de biopolímeros, em parceria com a Endeavor, organização global e sem fins lucrativos de fomento ao empreendedorismo, anuncia a segunda edição de seu programa de incentivo a empreendedores que tenham soluções voltadas à sustentabilidade e à inovação, o Braskem Labs. Os empreendedores interessados em participar têm de 11 de abril a 15 maio para inscrever seus projetos no site www.braskemlabs.com. A edição deste ano está mais abrangente em relação à de 2015. Além de propostas que usem o plástico para o desenvolvimento de soluções socioambientais, também podem ser cadastrados projetos em química. Especialmente este ano será aberta uma categoria para o combate ao mosquito Aedes aegypti – sendo que estes não precisam estar relacionados à química ou ao plástico. “Após o sucesso do ano anterior, nós decidimos ampliar o programa para os avanços químicos. Queremos transformar projetos inovadores em soluções viáveis que possam melhorar a vida das pessoas”, afirma Patrick Teyssonneyre, diretor de Inovação e Tecnologia da Braskem. “Desejamos também usar a plataforma para fortalecer nosso compromisso com a sociedade; estimulando a apresentação de ideias que ajudem a reduzir a incidência das doenças chikungunya, zika e dengue. E a melhor maneira para alcançarmos isso é combatendo o mosquito transmissor por meio de soluções inovadoras”, complementa. Ao todo, serão selecionados até dez projetos nas áreas de química ou de plástico, que gerem impacto social em segmentos como saúde, moradia e mobilidade, e até dois voltados para o combate ao Aedes aegypti. Os empreendedores terão quatro meses de capacitação com disponibilização de conteúdo, cursos online, eventos presenciais e mentorias coletivas e individuais com mentores Braskem e Endeavor; e participarão do Boot Camp, um treinamento de dois dias focado no pitch, apresentação clara e concisa da proposta. Os selecionados receberão o acompanhamento de executivos da Braskem e orientação de especialistas renomados e da Endeavor, parceira da empresa e uma das principais organizações de fomento ao empreendedorismo no mundo. Ao final do programa, os selecionados apresentarão seus projetos durante o Demo Day para um grupo de empresários, investidores, bancos de investimento e outros players do mercado. Na primeira edição do Braskem Labs, foram inscritas 159 propostas de todas as regiões do país, com destaque para os estados de São Paulo, Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro, com 19 projetos selecionados. Desses, 10 projetos estão sendo comercializados e seis empresas firmaram parcerias com a Braskem.
Frase:
O Braskem Labs é uma oportunidade de ampliar a atuação da Endeavor junto a negócios com alto potencial de geração de empregos. Com o apoio da Braskem e a sua expertise, temos a chance de realizar a capacitação e as mentorias para acelerar o crescimento de empresas que, além de estarem se destacando, estão fazendo a diferença por meio da química e do plástico
Igor Piquet, coordenador de Apoio a Empreendedores da Endeavor, ao comentar sobre a realização do laboratório de inovação e empreendedorismo, em parceria com a Braskem
Frase:
O Recanto Tia Célia é uma entidade que nos inspira, é exemplo de cidadania. O trabalho realizado por essas pessoas complementa as carências do serviço público no setor social.
Atila Jacomussi, deputado estadual, ao enaltecer o trabalho social desenvolvido pelo Recanto Infantil Tia Célia
Deputados estaduais Atila Jacomussi e Vanessa Damo visitam Recanto Tia Célia
Os deputados estaduais Atila Jacomussi e Vanessa Damo, de Mauá, visitaram recentemente o Recanto Infantil Tia Célia, instituição que organiza projetos sociais de cunho educacional e atende a 170 crianças entre 3 e 15 anos em vulnerabilidade social. Os parlamentares reforçaram o apoio à entidade e conheceram as obras de expansão do local, na sede da entidade, que fica no Jardim Ipê e funciona desde 1999. “Tratar dessas crianças é semear esperanças e sonhos que podem vir a se tornar nossa realidade no futuro. Por isso é que coloco meu mandato à disposição do Recanto Tia Célia”, afirmou Atila Jacomussi. O Recanto Tia Célia atende promove uma série de serviços educacionais como oficinas de artesanato, teatro, música, palestras dirigidas, contadores de história, pintura e desenho. Na área social, o trabalho é focado em avaliação socioeconômica, visitas domiciliares, atendimento social, encaminhamento às redes sócio assistenciais quando necessário, reuniões Socioeducativa. Os alunos chegam a entidade por vontade espontânea e encaminhados por CRAS, CREAS, Conselho Tutelar e outros órgãos oficiais. Vanessa Damo destacou a qualidade do serviço prestado e se colocou à disposição da entidade. “Conheço o trabalho sério que a Tia Célia desempenha em favor das crianças e adolescentes de Mauá. Ela trata a todos com muito amor e dedicação. A instituição tem um trabalho social importantíssimo e pode contar com a nossa ajuda”, disse Vanessa Damo.
MOTORIZADOS 1
- A Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania (Sedesc), da Prefeitura de São Bernardo, recebeu da Volkswagen três veículos, que serão usados pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. A cerimônia de entrega acontece terça-feira (19), às 8h30, na própria secretaria. A cidade conta com 15 conselheiros, cinco para cada um dos três conselhos. A eleição para os conselhos ocorreu em dezembro. Os novos conselheiros foram empossados em janeiro. A doação se soma a outras iniciativas da Administração que vem melhorando o atendimento prestado aos jovens. Cada um dos conselhos conta com sala individualizada para atendimento, salas de reuniões e computadores com internet para a realização das atividades.
MOTORIZADOS 2
- São atendidas em média 60 pessoas por dia. Os conselheiros têm por missão zelar pelos direitos da criança e do adolescente e atuam sempre que essas prerrogativas são ameaçadas ou violadas. Também tomam providências para que sejam cumpridas medidas protetivas, encaminham notificações e fiscalizam órgãos e entidades que atendem esse público. Os conselhos funcionam no prédio da Sedesc (Avenida Redenção, 271, Centro).
MISSA 1
- O secretário de Coordenação Governamental e que também responde pela Pasta de Obras de São Bernardo representou o prefeito, na tarde desta segunda-feira (18), em missa celebrada pelo bispo da Diocese de Santo André dom Pedro Cipollini, na Comunidade São Pio de Pietrelcina, no Riacho Grande. O ato religioso marcou o início dos trabalhos da instituição em novo espaço, cedido pela Prefeitura em julho de 2015. A entidade atende, há sete anos, pessoas em situação de rua e idosos do município – no momento, são 74 beneficiados. Com a reforma realizada na nova sede, esse número vai saltar para 200. Francisco Moisés dos Anjos, fundador da Comunidade, lembrou que o primeiro atendimento a um morador de rua foi feito em sua residência.
MISSA 2
- “Era para ele ficar um fim de semana, mas acabou ficando seis meses. Conseguiu um emprego e seguiu com a vida”, disse. O secretário destacou que antes a entidade estava em um espaço acanhado, mas agora poderá atender mais gente, em melhores condições. “Além disso, vamos trazer para o espaço o projeto Hortas Comunitárias, como forma de também permitir a geração de renda, fundamental para o resgate da cidadania”, destacou.
Boas práticas da rede podem concorrer ao prêmio Educador Nota 10
Professores da rede estadual já podem se inscrever na edição 2016 do Educador Nota 10. Um dos principais prêmios nacionais em reconhecimento às boas práticas da educação brasileira, a iniciativa é organizada pela Fundação Victor Civita há 18 anos. Professores do Ensino Fundamental, Médio e da Educação Jovens e Adultos têm até dia 31 de maio para fazer a inscrição online dos projetos. O regulamento completo está disponível no Portal da Educação (www.educacao.sp.gov.br). Na primeira fase, serão selecionados 50 educadores de todas as regiões do País. Desses, dez serão indicados à etapa final, quando sairá o grande vencedor. Diretores, coordenadores pedagógicos e orientadores educacionais também podem participar do concurso. Todos devem enviar um relato dos projetos desenvolvidos nas escolas. Nas duas últimas edições, a Secretaria da Educação de São Paulo marcou presença na semifinal do prêmio. No ano passado, a professora Andreia Fernandes de Souza, da E.E. Fulvio Abramo, na capital paulista, compartilhou o trabalho inovador de leitura com suporte do programa Ler e Escrever – realizado com alunos do 5º ano do Fundamental na unidade. Em 2014, foi a vez de Mara Elizabeth Mansani, autora de um projeto de resgate da cultura popular com ajuda de bonecos. Além do título de Educador Nota 10, o vencedor receber um vale-presente de R$ 10 mil reais (R$ 5 mil serão repassados para a escola onde a ação foi desenvolvida).
Nenhum comentário on "Segunda edição do Braskem Labs traz duas novas categorias inovadoras"