O projeto “Leituras da Dança” visa à formação de leitores e apreciadores da dança em diálogo com processos de ensino e aprendizado.
Da Redação – Em abril e maio, o Caleidos Cia. de Dança realiza o projeto “Leituras da Dança”, que vai contemplar 11 apresentações do espetáculo “Coreô Online” para gestores e professores da Rede Pública de Ensino de São Paulo.
O projeto “Leituras da Dança” visa à formação de leitores e apreciadores da dança em diálogo com processos de ensino e aprendizado. Lança pontes entre a apreciação da dança e ações formativas para professores e gestores de escolas públicas. Também visa à formação de público para a dança, integrando a apreciação e a frequentação da arte às propostas curriculares das escolas. Para tanto, trará apresentações de espetáculos, atividades formativas e confecção/distribuição de material didático.
Em São Paulo, o projeto iniciou com uma ação formativa no dia 09 de abril, que contou com a participação de gestores da Educação do município. O projeto prevê 11 apresentações ao vivo (telepresenciais) pelo ZOOM do espetáculo “Coreô Online”, do Caleidos Cia de Dança sendo que, além da primeira apresentação seguida de ação formativa para gestores, estão previstas mais 10 apresentações para professores da rede do município, contemplando cerca de 400 professores. O espetáculo Coreô Online será apresentado nos dias 18,19, 25, 26, 27 e 28 de abril; e em 02, 03, 04 e 05 de maio.
“Coreô online” é o desenvolvimento para as telas e para o tecnovívio do espetáculo “Coreô” que estreou em 2015 durante a Mostra Caleidos 20 anos. O desafio para a versão online do espetáculo Coreô, especialmente desenvolvida para o momento de distanciamento físico pandêmico, foi manter nas telas sua característica de apresentar a dança por meio de jogos e ao mesmo tempo colocar o jogo na cena.
“Coreô” é um desdobramento dos estudos realizados no Núcleo de Pesquisa Coreológicas do Caleidos Cia de Dança. Em sua versão original/presencial o espetáculo compartilha cenicamente com o público jogo que, ao longo dos 20 anos da Cia, vêm sendo desenvolvidos tanto para o aprendizado da Linguagem da dança/Laban quanto para a construção cênica dos espetáculos interativos do Caleidos. Em cena, os bailarinos compartilham com o público propostas que podem ser jogadas ou assistidas, criando cenas de dança em tempo real a partir de jogos que proporcionam dança.
Assim, “Coreô Online”, mantem a característica original de dialogar com os mais diversos públicos e por esse motivo foi escolhido como objeto de estudo da Cia de Dança para uma apropriação do espaço virtual das telas pelo Caleidos Cia e como o espetáculo a ser compartilhado neste projeto. “Priorizar as Redes Públicas de Ensino é honrar o compromisso histórico do Caleidos Cia com a educação pública”, diz diretora do Caleidos, Isabel Marques.
Sobre o Caleidos
O Instituto Caleidos foi criado no ano de 2007 e atua no fomento à iniciação, apreciação, reflexão, pesquisa e criação das artes do corpo e da palavra, seja na atuação artística (espetáculos e produções), seja na atuação educativa (cursos, eventos e assessorias). Em seus projetos e atividades o Instituto Caleidos desenvolve propostas com exclusividade a partir da Proposta Pedagógica da Arte no Contexto, fomentando e difundindo espetáculos de diferentes companhias de dança e de teatro, shows musicais, seminários, cursos e publicações que possibilitam o acesso, difusão e ampliação de conceitos em torno da arte e da educação contemporâneas.
Serviço: Projeto Leituras da Dança – Caleidos Cia. de Dança Apresentações do espetáculo “Coreô Online” para gestores e professores da rede públicas de São Paulo. Ficha Técnica: Caleidos Cia. de Dança Dançam: Franco Salluzio, Melina Sanchez, Renata Baima e Jan Arnaud. Direção: Isabel Marques e Fábio Brazil
Mais informações: www.institutocaleidos.com www.formacaocaleidos.com.br caleidos2@gmail.com
Nenhum comentário on "Caleidos leva projeto de formação artística para 400 professores da rede pública de São Paulo"