Oxitec traz Aedes do Bem™: eficaz no combate ao mosquito da dengue, Zika e Chikungunya

150 0

Empresa britânica escolheu o Brasil para desenvolver e comercializar o produto biotecnológico, que promove o controle do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, Zika, e Chikungunya, em ambientes urbanos.

Da Redação – No Brasil, em 2021 doram registrados mais de 500 mil casos de dengue. No mesmo período, mais de 200 pessoas morreram com a doença, que é transmitida pelas fêmeas do mosquito invasor Aedes aegypti (1). Já imaginou a mudança deste cenário se combater o mosquito pudesse ser uma iniciativa simples, segura e de fácil acesso? O AEDES DO BEM representa essa transformação.

A Oxitec Ltd, líder em soluções biológicas para o controle de pragas que transmitem doenças, destroem plantações e prejudicam a pecuária, apresenta o Aedes do Bem, primeiro produto comercializado para o consumidor final que consiste em uma solução simples, segura, sustentável e ecologicamente correta para o controle do mosquito transmissor da dengue, zika, chikungunya e febre amarela. Aedes do Bem consegue alcançar os criadouros mais escondidos e de difícil acesso, complementando as ações rotineiras de prevenção realizadas pela população.

Como Funciona?

Os Aedes do Bem™ são mosquitos machos, da espécie Aedes aegypti, que não picam e não transmitem doenças. Eles receberam a característica autolimitante desenvolvida pelos cientistas da Oxitec, e com isso promovem o controle populacional do inseto-praga no ambiente urbano. Quando o Aedes do Bem™ acasala com fêmeas do Aedes aegypti presentes no ambiente, apenas os descendentes machos chegam à fase adulta, diminuindo assim número de fêmeas que picam e transmitem doenças nas próximas gerações .

Os descendentes machos do Aedes do Bem™ continuam o trabalho de seus pais por 7 a 10 gerações, antes de desaparecerem completamente, cerca de 13 semanas após a última liberação, como atestado pela autoridade brasileira em biossegurança, a CTNBio, não causam impactos negativos nos humanos, animais ou no ambiente. Com isto, a Oxitec apresenta uma ferramenta poderosa no controle do mosquito da dengue: com liberações sustentadas durante a alta temporada, a população Aedes aegypti é reduzida de maneira rápida, eficaz e direcionada, sem prejudicar insetos benéficos como abelhas, joaninhas e borboletas.

“Estamos dando um passo significativo na história do combate aos vetores urbanos, e sentimos imenso orgulho em apresentar essa solução inédita pela primeira vez no mundo para o mercado brasileiro”, afirmou Natalia Ferreira, diretora-geral da Oxitec do Brasil. “Foram inúmeros estudos supervisionados pelas autoridades brasileiras e internacionais durante os últimos 10 anos, envolvendo centenas de cientistas, biólogos, engenheiros e especialistas, para chegar ao produto que vai transformar a maneira de combater o Aedes Aegypti“, comemorou a executiva.

Como adquirir?

O Aedes do Bem™ pode ser adquirido pelo e-commerce e funciona com uma assinatura mensal, que oferece as caixas do BemTM e os refis mensais para toda a temporada – até maio de 2022. O valor da assinatura é de R﹩ 248,00. Para saber mais, acompanhe nos canais: Instagram e Facebook

Sobre a Oxitec – A Oxitec é líder no desenvolvimento de soluções biológicas baseadas em insetos para controlar pragas que transmitem doenças, destroem plantações e prejudicam a pecuária. Fundada em 2002, na Universidade de Oxford, a Oxitec é formada por uma equipe apaixonada de 15 nacionalidades e conta com o apoio de parceiros de classe mundial.

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Oxitec traz Aedes do Bem™: eficaz no combate ao mosquito da dengue, Zika e Chikungunya"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *