Semasa chama síndicos de condomínios de Santo André para tratar da coleta seletiva

697 0

Não são as ervas más que sufocam a boa semente, e sim a negligência do lavrador…

Confúcio.

Semasa chama síndicos de condomínios de Santo André para tratar da coleta seletiva

O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) dá continuidade às ações da campanha de incentivo à Coleta Seletiva da cidade “Nunca uma separação teve um final tão feliz”. Em parceria com o Secovi-SP (Sindicato da Habitação), Associação dos Construtores, Imobiliárias e Administradoras do Grande ABC (ACIGABC) e o Conselho Regional de Corretores de Imóveis (CRECISP), no dia 4 de maio, a autarquia promoverá novo encontro para reunir os representantes dos condomínios do município. O encontro tem o objetivo de difundir informações sobre a gestão de resíduos de Santo André entre os representantes dos edifícios e condomínios e também apresentar dados sobre a correta separação dos resíduos, a importância desta ação para a qualidade de vida da cidade e os cooperados que retiram sua renda a partir da venda dos materiais recicláveis, além de possibilitar a ampliação da vida útil do Aterro Sanitário. Durante o encontro, a autarquia também orientará os interessados sobre a melhor forma para facilitar a coleta em seus espaços. Para que os índices de reciclagem aumentem ainda mais, é fundamental que os condomínios participem da campanha e, para isso, o Semasa acredita no fortalecimento do diálogo entre as partes. Santo André tem cerca de 700 condomínios e apenas 286 são inscritos no Programa de Coleta Seletiva. Por isso, em dezembro de 2015, a autarquia realizou a primeira reunião do tipo com este público, que reuniu mais de 50 representantes. Na ocasião, os administradores, síndicos e zeladores puderam expor os problemas que enfrentam para conseguir realizar nos seus prédios a Coleta Seletiva de forma adequada. Eles apontaram dificuldades que vão desde a adesão dos condôminos à Coleta Seletiva até a definição do melhor local para dispor os resíduos internamente. A Prefeitura de Santo André, por meio do Semasa, ampliou o Aterro Sanitário, reativado em 2014, e inaugurou a nova Central de Triagem de Recicláveis em 2015, tornando mais adequadas as instalações, equipamentos e condições de trabalho para as duas cooperativas que atuam no local. Para quem quiser conhecer mais, o Semasa desenvolveu um cartaz com dicas para uma coleta mais eficaz nestes espaços, que está disponível para download no site da autarquia (www.semasa.sp.gov.br). No dia do encontro, também serão distribuídas cartilhas informativas.

Frase:

A presidente Dilma Rousseff arruinou a economia brasileira. E agora, para lutar contra o seu afastamento, está afundando ainda mais o país, chutando o balde fiscal e escancarando a feira dos cargos públicos…

Miriam Leitão, jornalista e articulista de Economia/Política da TV Globo, ao comentar os últimos desdobramentos da política nacional

Frase:

Essa é uma forma importante para que as escolas atualizem seus orçamentos de acordo com suas necessidades. Fortalecer a educação é cuidar das nossas crianças

Pio Mielo, vereador pelo PMDB de São Caetano, ao defender o aumento em 50% da subvenção para as Associações de Pais e Mestres) da cidade

Vereador peemedebista Pio Mielo apresenta estudo para fortalecimento das APMs

O vereador Professor Pio Mielo (PMDB), eleito por duas vezes o vereador mais atuante de São Caetano pelo Movimento Voto Consciente, apresentou na sessão da Câmara, na última terça-feira (5), estudo que visa aumentar as subvenções para as escolas de São Caetano. Indicando um reajuste de 50% aos fundos de manutenção das escolas, gerido pelas APMs (Associações de Pais e Mestres). A alteração tem como objetivo repor a inflação acumulada nos últimos cinco anos e ainda oferecer um aumento real que seja significativo para a manutenção e melhorias pontuais nas escolas. Ele pede também que o valor da subvenção seja proporcional à quantidade de alunos em cada unidade. O vereador defende que a adequação é fator importante para oferecer melhores condições à Educação. “Esse projeto é muito relevante porque educação de qualidade se constrói com professores bem remunerados e em constante atualização profissional, alunos motivados e instalações adequadas que ofereçam melhores oportunidades do aluno desenvolver o aprendizado”, afirmou. A proposta leva em conta um estudo realizado desde 2010. De lá para cá vários dados foram levantados para que a entrega da indicação demonstrasse o real impacto que essa atualização terá sobre a manutenção da qualidade do ensino. Uma das ideias principais do projeto é reforçar o papel das Associações de Pais e Mestres (APM).


FENÔMENO NA INTERNET 1

  • A fim de complementar o ensino passado em sala de aula, o professor de Física do Colégio Singular Francisco Bocafoli, o Boca, criou há 7 anos o portal Física e Vestibulares (http://www.fisicaevestibular.com.br), que rompeu fronteiras e vem colaborando com internautas de todo o mundo. Recentemente, por meio do Google Analytics, o portal registrou cerca de 40 mil visualizações em 36 países diferentes. Todo conteúdo é de autoria do professor e voltado para vestibulandos, interessados no assunto e docentes que desejam incrementar suas aulas e até mesmo preparar provas. Por lá é possível encontrar os mais diversos assuntos e conteúdos relacionados à matéria, todos ilustrados pelo próprio professor, mais de 20 mil exercícios resolvidos, conteúdos específicos para o Enem – Exame Nacional do Ensino Médio, resolução dos vestibulares desde 2012 das melhores universidades, além de novos exercícios de raciocínio lógico e dicas.

FENÔMENO NA INTERNET 2

  • De acordo com Francisco Bocafoli, o site é bastante utilizado pelos alunos e possui uma receptividade muito boa, principalmente para aqueles que desejam estudar para os vestibulares e precisam fazer exercícios. “A intenção é colaborar para aprofundar os conhecimentos e mostrar que a física pode ser mais tranquila do que parece”..

NIVER ANDREENSE

  • Nesta semana, as crianças e adolescentes hospedados na Casa Ronald McDonald ABC, administrada pela Associação Projeto Crescer do ABC, por meio de voluntários do Rotary Club Santo André, aprenderão de forma lúdica a história da cidade de Santo André, em razão da comemoração de seus 463 anos. As voluntárias da AVCC preparam uma oficina na qual a turma confeccionará a bandeira da cidade com EVA e tampinhas recicláveis. Além disso, elas contarão às crianças, de forma descontraída e didática, um pouco sobre o surgimento e fundação de Santo André. A Associação Projeto Crescer do ABC – Casa Ronald McDonald ABC fica à Avenida Príncipe de Gales, 821 – Santo André.

COLETIVA

  • O pré-candidato a prefeito pelo PSDB de Santo André, Paulinho Serra, realiza nesta quinta-feira (7), a partir das 16h, coletiva de imprensa para falar do projeto ‘Santo André da Gente’, que será lançado oficialmente nesta sexta-feira, dia 8 de abril, data que marca o aniversário da cidade.

Balanço aponta redução de casos suspeitos de dengue no Grande ABC

O número de casos suspeitos de dengue recuou 11% no ABC até a décima semana epidemiológica, encerrada em 12 de março, na comparação com o mesmo período do ano passado, segundo dados coletados com as sete cidades e repassados ao Grupo de Vigilância Epidemiológica (GVE7), da Secretaria de Estado da Saúde. No acumulado de 2016, até 12 de março, foram notificados 4.952 casos suspeitos este ano, ante 5.559 ocorrências no ano passado. O coordenador do Grupo de Trabalho Saúde do Consórcio e secretário de Saúde de Santo André, Homero Nepomuceno Duarte, avalia que os números refletem os esforços de combate ao mosquito Aedes aegypti na região. “As mobilizações regionais estão cumprindo papel importante na conscientização e o trabalho educativo das equipes envolvidas continua muito forte, o que está dando resultado”, afirma. O balanço está sendo acompanhado pela Sala de Situação Regional para o Combate ao Mosquito da Dengue, criada em dezembro pelo Consórcio Intermunicipal Grande ABC e coordenada pelo Grupo de Trabalho Saúde da entidade. Responsável pelo planejamento das ações de mobilização contra o Aedes aegypti no ABC, o grupo se reúne semanalmente. O levantamento dos municípios, repassado ao GVE7, indica ainda 127 casos autóctones (contraídos no próprio município). Desses, 53 estão em São Bernardo, 22 em Santo André, 21 em Mauá, 16 em Diadema, 14 em São Caetano e um em Ribeirão Pires. O levantamento, porém, encontra-se prejudicado devido à determinação da Coordenadoria de Controle de Doenças (CCD), vinculada à Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, que restringiu o envio de novas amostras de sangue de suspeitos de dengue a casos graves, óbitos e notificações em cidades ainda classificadas como silenciosas (na região, apenas Rio Grande da Serra). No mesmo período de 2015, a região somou 1.419 casos autóctones. Os dados coletados pelas cidades da região apontam ainda 32 casos suspeitos de zika vírus até a décima semana epidemiológica, sendo 23 em São Bernardo, sete em Mauá e um em Santo André e um em São Caetano. Já a febre chikungunya contabiliza 113 casos suspeitos, sendo 69 em São Bernardo, 25 em Mauá, 14 em Santo André e cinco em São Caetano.

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Semasa chama síndicos de condomínios de Santo André para tratar da coleta seletiva"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *