Com base nas motivações é possível identificar os momentos, recursos e objetivos que as empresas estão buscando em DEI
São Paulo, agosto de 2022 – A cada dia que passa, mais empresas estão se movimentando para se adequar aos olhares voltados para ESG, a sigla que hoje traduz sustentabilidade nos negócios. As motivações mais fortes que levam empresas a mobilizar energia e investimento, no entanto, variam bastante.
Para Renata Moraes, CEO e fundadora da ImpulsoBeta, consultoria de gestão de mudança em diversidade, equidade e inclusão, embora exista o entendimento de que companhias de qualquer segmento, porte, cultura organizacional irão se beneficiar de um grupo de colaboradores mais diversos, a pauta se torna relevante por motivações distintas.
“As empresas não estão se mobilizando porque de uma hora para a outra todo mundo começou a levar a sério as pesquisas sobre diversidade dos últimos 20 anos, mas porque diferentes tipos de impactos começaram a bater à sua porta. Pode ser pressão de acionistas, busca de um melhor employer branding com uma força de trabalho cada vez mais consciente, a necessidade de reparar sua marca institucional como empresa socialmente responsável”, comenta Renata Moraes
Pensando em consolidar as motivações mais comuns das empresas para investir em DEI, a ImpulsoBeta fez um levantamento com base em notícias nos principais canais de comunicação do país, documentos públicos e jornadas de empresas que são referências em DEI no país. São elas:
1. Conquistar prêmios internos da empresa: o reconhecimento de boas práticas de uma empresa está voltado para o atingimento de resultados estratégicos para o negócio;
2. Conquistar prêmios e selos externos: reconhecimento de boas práticas, projetos e iniciativas da empresa que atendem demandas externas de DEI;
3. Ter imagem positiva na mídia: as áreas de marketing e comunicação são fortes aliados em campanhas e comunicações de DEI para melhorar a imagem da sua empresa;
4. Garantir a atração e recrutamento de talentos diversos: a Geração Z é a que mais busca empresas que prezam pela sustentabilidade e diversidade, por isso, é importante atrair as primeiras pessoas de cada grupo minorizado;
5. Cumprir legislações: ações afirmativas são uma forma legal e necessária de corrigir distorções culturais históricas;
6. Ter uma cultura organizacional saudável e inclusiva: é preciso um trabalho de conscientização e transformação de comportamentos que passem por todas as instâncias, processos e hierarquias da empresa;
7. Ter lideranças diversas e inclusivas: o trabalho com as lideranças é necessário em virtude da sua influência dentro da organização – tanto conscientização e aprendizagem, quanto na representatividade de grupos diversos;
8. Diminuir rotatividade ou aumentar a retenção: analisar o turnover da empresa é um dos indicadores mais fáceis para acompanhar e analisar a ótica de como os diferentes públicos ficam ou saem da empresa;
9. Atender demandas/exigências de conselhos ou investidores: empresas investidoras (ou acionistas) estão adequando seus critérios para o oferecimento de investimentos; e empresas investidas precisem construir ações para atender ações inclusivas;
10. Aumentar inovação em produtos, processos e serviços: empresas acima da média em DEI geram aproximadamente 45% de sua receita advindas de inovação, enquanto que empresas abaixo geram apenas 26% (BCG);
11. Aumentar reconhecimento/identificação de marca: ter pessoas colaboradoras que compreendem, valorizam e representam a diversidade do público-alvo é chave para a sustentabilidade do negócio e,
12. Diminuir custos fiscais: empresas com estratégias tributárias arrojadas podem buscar oportunidades em locais que ofereçam incentivos fiscais de acordo com avanços em ESG, incluindo a temática de DEI.
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