Líder tucano na Câmara cobra renúncia de Eduardo Cunha da Presidência da Casa

934 0

Respirei fundo e escutei o velho e orgulhoso som do meu coração. Eu sou, eu sou, eu sou…

Sylvia Plath.

Líder tucano na Câmara cobra renúncia de Eduardo Cunha da Presidência da Casa

O líder do PSDB na Câmara, deputado Antonio Imbassahy (BA), cobrou nesta quarta-feira (2) o afastamento do presidente da Casa, Eduardo Cunha (PMDB-RJ). Da tribuna, o tucano afirmou que a renúncia do peemedebista do cargo é a única solução para o grave constrangimento vivido no Congresso. “A partir de hoje, temos um presidente da Câmara investigado pela própria Casa e, mais grave ainda, réu no STF. Para o PSDB e para a maioria da população, chegamos no limite. Não resta outra alternativa a não ser o afastamento de Cunha, em benefício da democracia, da recuperação da nossa economia, da tragédia do desemprego”, declarou o líder. A maioria dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) aceitou nesta quarta-feira (2) o recebimento parcial de denúncia contra Cunha pelo suposto recebimento de US$ 5 milhões de propina do esquema de corrupção que atuava na Petrobras. Dos 11 ministros, 6 já votaram a favor da abertura da ação penal. Outros cinco magistrados irão votar nesta quinta (3). Nesta madrugada, o Conselho de Ética da Câmara decidiu dar continuidade ao processo contra o presidente. Com o voto de minerva do presidente do colegiado, deputado José Carlos Araújo (PSD-BA), o conselho aprovou, por 11 votos a 10, o relatório favorável à admissibilidade da representação contra Cunha. A decisão do conselho demorou a sair: foram mais de 100 dias para instalar a investigação, criticou Imbassahy. Segundo o líder, foram feitas manobras para que o colegiado não funcionasse como deveria. O processo no conselho vai se basear na denúncia de que Cunha teria mentido na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Petrobras sobre a existência de contas no exterior, o que também pode levar à perda do mandato.

Frase:

Frase:

Solicito que o presidente Eduardo Cunha renuncie ao cargo de Presidente da Câmara. Será um gesto de grande importância para a nação e que poderá impulsionar aquilo que é o maior desejo dos brasileiros: o afastamento da presidente Dilma

Antonio Imbassahy, deputado federal (BA) e líder da bancada tucana na Câmara dos Deputados, ao cobrar a renúncia de Eduardo Cunha do cargo

Conquistamos uma vitória importante. Embora ainda tenhamos um processo longo pela frente, admitir o processo era uma etapa fundamental para que a gente possa fazer o juízo sobre Eduardo Cunha e elaborar um relatório que será levado ao plenário

Betinho Gomes, deputado federal (PSDB/PE), ao comentar sobre a aprovação, pelo Conselho de Ética, do andamento do processo contra Eduardo Cunha

São Bernardo apresenta material de divulgação turística em três idiomas

A Prefeitura de São Bernardo, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, apresentou nesta semana folder trilíngue com os atrativos turísticos da cidade. O material – em português, inglês e espanhol – detalha aos visitantes cinco opções turísticas do município. Faz parte do material informações sobre o programa de Turismo Industrial da Administração, que promove visitas ao amplo parque industrial de São Bernardo. O folder será distribuído em feiras, exposições e eventos nos quais a Prefeitura venha a participar e também estará disponível nos Centros de Informações Turísticas (CIT), localizados na Cidade da Criança e na Rodoviária João Setti. Para o chefe da Divisão de Turismo da Prefeitura, Fernando Bonisio, o folder em três idiomas é mais uma ferramenta para divulgar o grande potencial turístico da cidade. “Com isso, vamos tornar acessível, ao maior número de pessoas, as atrações de São Bernardo”, disse. Mais informações sobre o turismo na cidade podem ser obtidas pelo telefone 4348-1000 ou no site www.turismosaobernardo.com.br.


CHUMBO GROSSO

APOIOS

  • No início desta semana, líderes sindicais se reuniram e declararam apoio a pré-candidatura de Orlando Morando à prefeitura de São Bernardo por entenderem que o projeto dele é o mais consistente para recuperar a cidade e dar mais dignidade para os trabalhadores do segmento. Declararam apoio o ex-deputado federal e presidente da Femaco (Federação dos Trabalhadores em Serviço, Asseio e Conservação Ambiental, Urbana e Áreas verdes no Estado de São Paulo), Roberto Santiago, Roberto Alves, presidente do Siemaco (Sindicato dos Empregados em Empresas de Prestação de Serviços de Asseio e Conservação de áreas verdes públicas e privadas de São Bernardo), juntamente com o diretor de base Everaldo. “Recebi com muita satisfação o apoio destes valorosos lideres sindicais. Agradeço o reconhecimento do meu trabalho e o engajamento na nossa luta por uma São Bernardo melhor”, comemorou Orlando Morando.

MANDATO HIGH TECH

  • O vereador Maurício Fernandes, de São Caetano, conta agora com mais uma ferramenta para contato direto com o munícipe. Com a criação do perfil da Assessoria no WhatsApp, os munícipes poderão ter também contato online com o vereador e sua equipe. O número para falar com o vereador e sua assessoria é 9-7404-2110. “Esta ferramenta proporcionará uma maior agilidade no atendimento de solicitações vindas dos munícipes, que muitas vezes colaboram diretamente com a elaboração de indicações, requerimentos e até mesmo projetos de lei”, destacou o vereador.

QUANDO A COMUNICAÇÃO É APENAS UM ‘MAKING OFF…’

  • O vereador Pio Mielo, ex-PT de São Caetano e que se filiou recentemente ao PMDB local (apesar de ter deitado falação antes de ingressar no novo partido), parece querer poupar de muito trabalho a sua nova coordenadora de Comunicação, a publicitária Luciana Patarra, ex-secretária de Comunicação de São Caetano no governo do ex-prefeito José Auricchio Jr. Luciana, que tem uma importante página no Facebook intitulada “Será que funciona”, deve estar atarantada com a produção de tantos vídeos sobre produtos diversos à disposição no mercado, e onde ela leva ao conhecimento do público os testes feitos e se o mesmo funciona. Talvez por isso que muitos jornalistas e veículos de comunicação da cidade e região precisaram se informar nas páginas de um conhecido diário sobre a sua mudança de partido do PT para o PMDB. Lamentável!

VEREADOR-SECRETÁRIO?

  • E por falar em Pio, o vereador peemedebista encaminhou release narrando a sua atuação parlamentar na aprovação do projeto do Executivo que cria o abono dos profissionais da Educação. E para ajudar o ‘chefinho’ peemedebista, Pio se derrete ao comentar as iniciativas do governo que tem o objetivo de beneficiar os servidores da área como o avanço do Plano do Magistério e a bolsa de mestrado em Educação na USCS.

‘PAI AUSENTE’

  • Se é verdade que as sessões solenes no Legislativo são como ‘filhas’ para seus autores, com os vereadores se preparando com esmero para o evento e até mesmo se produzindo para estarem ‘chiques no último’ no dia do evento, o vereador Carlos Ferreira (PDT/SA) pode ser considerado um pai ausente. É que ele foi o autor da sessão solene em comemoração aos 40 anos da Clínica Psicológica do Centro Universitário Anhanguera, realizada anteontem, no Plenário Vereador João Raposo Rezende Filho. O orador oficial do evento foi vereador Ailton Lima, do Solidariedade. Por motivos pessoais, Carlos Ferreira não presidiu a sessão, e seu papel foi desempenhado pelo presidente da Câmara, Ronaldo de Castro (PRB). Talvez tenha sido a primeira vez no Legislativo da região que um autor da homenagem não se fez presente em ato solene de sua própria autoria. Em tempo, a sessão contou com a exibição de vídeo institucional e outorgou uma placa em homenagem ao diretor do Centro Universitário Anhanguera de Santo André, Werner Mertzig.

FUNDO DO POÇO

  • A Câmara de Santo André irá promover, nesta quinta-feira (3), às 19h, Audiência Pública para debater assuntos inerentes ao Centro Universitário Fundação Santo André, como dívidas da instituição e o atraso no salário dos professores. O ato será presidido pelo vereador Luiz Zacarias (PTB).

Operação Urbana Consorciada de SBC é debatida durante audiência pública

O Teatro Cacilda Becker, no Paço Municipal, recebeu nesta segunda-feira (29) audiência pública sobre o processo de licenciamento ambiental da Operação Urbana Consorciada de São Bernardo (OUC/SBC). O público pôde tirar dúvidas e apresentar sugestões, que poderão ou não ser incorporadas ao projeto. Participaram do evento os secretários João Ricardo Guimarães Caetano (Gestão Ambiental), Alfredo Luiz Buzo (Planejamento Urbano), Hitoshi Yodo (Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo), os vereadores Tião Mateus e José Cloves, e o geógrafo Ronei Pacheco de Oliveira, da WALM Engenharia, responsável pelo estudo ambiental da Operação Urbana Consorciada. A lei que institui a OUC foi aprovada pela Câmara Municipal no ano passado – é um instrumento urbanístico, previsto no Plano Diretor, que permite investimentos em infraestrutura e melhorias ambientais por meio da venda, pela Prefeitura, na Bolsa de Valores, de Certidões de Potencial Adicional de Construção (CEPACs), espécie de título imobiliário. Com a aquisição desses títulos, investidores e construtoras poderão aumentar o aproveitamento dos lotes e viabilizar empreendimentos com maior área construída. Um dos objetivos da ação é mitigar o impacto de grandes obras – como as da linha 18 do Metrô – sem a utilização de recursos do orçamento municipal. O passo seguinte para a implementação do projeto é a aprovação da licença ambiental por parte da Secretaria de Gestão Ambiental, documento que será posteriormente enviado à Comissão de Valores Mobiliários (CVM). A licença ambiental é necessária para as intervenções que deverão ser feitas por meio da OUC. A partir daí as CEPACs poderão ir a leilão. Com as operações, a Prefeitura terá os recursos necessários para o início das obras previstas e licenciadas por meio da Operação Urbana Consorciada. O procedimento de licenciamento ambiental é feito em etapas. Com o desenvolvimento dos projetos básicos e executivos, serão solicitadas licenças específicas de cada obra ou conjunto de obras, assim como as licenças de instalação e operação, após a conclusão das intervenções.

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Líder tucano na Câmara cobra renúncia de Eduardo Cunha da Presidência da Casa"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *