Zeca Araújo lança pré-candidatura em São Bernardo em prol da cultura

281 0

Bailarino e coreógrafo, Zeca Araújo vai concorrer a uma vaga no legislativo são-bernardense para aperfeiçoar as demandas do setor da dança

Da Redação – Após a pandemia do novo coronavírus trazer fortes abalos ao setor cultural, um dos mais atingidos com a paralisação da atividade econômica e os protocolos sanitários que visam barrar a contaminação pela Covid-19, a classe artística busca dar a volta por cima e se fortalecer ainda mais. Neste contexto de ajudar a reestruturar a categoria, surge a pré-candidatura do bailarino e coreógrafo Zeca Araújo à Câmara Municipal de São Bernardo do Campo, pelo Partido Verde em coligação com o PSDB.

Profissional do ramo da dança há mais de 16 anos, Araújo está em busca de ocupar uma cadeira no legislativo do município para unir a classe artística, fomentar políticas públicas e promover ações que possam enaltecer a cultura.

“A minha proposta inicial é a dança, mas agora também estão surgindo demandas de profissionais de outras áreas, como do circo, da música e do teatro. Eles estão perdidos e sem referência. São Bernardo precisa de uma pessoa que batalhe pela arte. Também precisamos nos unir aos outros municípios e fazer com que a cultura tenha representatividade no Grande ABC”, explica Araújo, que nos últimos 3 anos trabalhou na Secretaria de Cultura são-bernardense, na pasta de dança.

Entre as ações previstas no plano de governo do pré-candidato, que está em sua segunda tentativa para se eleger vereador na cidade, destacam-se a redução de impostos para a área cultural para que os valores possam ser revertidos em ações sociais, criação de um centro livre de dança onde possam ser realizadas atividades com o corpo de baile municipal (privilegiando crianças e jovens de áreas periféricas),  inserção de projeto de dança na grade curricular de escolas municipais e políticas de fomento à criação de mais feiras, festivais e workshops.

As propostas de Zeca Araújo também abraçam bandeiras de inclusão social. “Queremos criar um fundo municipal para bailarinos bolsistas – porque há diversos casos de jovens que não têm recursos para investir na profissão -, levar cultura para mais comunidades onde há pessoas em situação de vulnerabilidade social e promover acessibilidade artística e informativa para portadores de alguma deficiência. Por enquanto, em São Bernardo, só existe trabalho específico com deficientes visuais”, explica.

Movidos pela Dança

Na luta pelo fortalecimento e a união de profissionais que vivem da arte de dançar, há três anos o bailarino e coreógrafo Zeca Araújo reuniu diretores de escolas de dança e criou um grupo virtual para compartilhar ideias, eventos e resolver problemas do setor.

Com a crise ocasionada pelo novo coronavírus, a comunidade on-line cresceu e hoje conta com a participação de cerca de 70 representantes de instituições de dança. “Neste ano, as articulações principais do Movidos pela Dança foram as aulas on-line durante o fechamento das escolas e a reabertura dos locais, que aconteceu em meados de agosto”, afirma.

Segundo Araújo, com a pré-candidatura à Câmara dos Vereadores de São Bernardo, a ideia é expandir ainda mais o movimento, transformando-o em um fórum municipal e intermunicipal da dança para fortalecer demandas do setor. 

Total 6 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Zeca Araújo lança pré-candidatura em São Bernardo em prol da cultura"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *