Yakult traz pesquisadora do Japão para palestra no Ganepão 2019

137 0

Cientista Mai Takada, do Instituto Central Yakult, apresentará estudo que avaliou os benefícios do Lactobacillus casei shirota no distúrbio do sono

Da Redação – Os resultados do estudo científico ‘Beneficial effects of the probiotic Lactobacillus casei strain Shirota on academic stress-induced sleep disturbance in healthy adults in a double-blind, randomized, placebo-controlled trial’ será apresentado no Ganepão 2019, um dos maiores congressos de Nutrição da América Latina, que ocorrerá em São Paulo entre os dias 11 e 14 de junho.

A pesquisadora associada sênior Mai Takada, autora do estudo desenvolvido no Instituto Central Yakult, no Japão, com colaboradores de instituições de ensino e pesquisa daquele país – publicado em 2017 – vai apresentar a palestra ‘Efeitos do Lactobacillus casei Shirota (LcS) no estresse e sono’, no dia 14 de junho, às 10h30, na sala Turquesa 2. O estudo duplo-cego, randomizado, placebo controlado envolveu estudantes de Medicina que se preparavam para prestar um importante exame acadêmico nacional.

Em geral, os dias que antecedem esse exame nacional são de forte estresse para os estudantes, que acabam apresentando sintomas físicos e emocionais, como ansiedade, desconforto abdominal, sintomas da gripe e queda na qualidade do sono. “Utilizamos a cepa probiótica Lactobacillus casei Shirota, exclusiva da Yakult, e examinamos se o seu consumo conseguia melhorar esses sintomas em uma situação estressante. Já observamos a eficácia do LcS em sintomas físicos, então, em seguida, focalizamos na qualidade de sono”, relata.

A pesquisadora lembra que a ciência já reconheceu que microrganismos intestinais influenciam a função cerebral e o estado psicológico. Por isso, pesquisadores têm investigado para verificar se os microrganismos probióticos – como o Lactobacillus casei Shirota – podem beneficiar a saúde mental, o que inclui aliviar os vários efeitos negativos causados pelo estresse. “Em resumo, constatamos que o consumo diário de leite fermentado com Lactobacillus casei Shirota pode ajudar a manter a qualidade do sono em indivíduos saudáveis sob condições estressantes”, ressalta.

O ESTUDO

No ensaio foi empregado um modelo de estresse acadêmico para examinar os efeitos do LcS no declínio da qualidade do sono em uma situação de estresse. A qualidade do sono subjetivo tendeu a diminuir antes do exame em ambos os grupos (LcS e placebo), mas houve um efeito positivo significativo do LcS que amenizou a sonolência pela manhã e diminuiu a percepção da duração de sono.

As gravações do eletroencefalograma (EEG) mostraram que os índices de sono profundo foram mantidos mais elevados no grupo LcS em comparação com o placebo durante a intervenção, o que pode ter contribuído para uma maior percepção da satisfação com o sono no grupo LcS.

Serviço – Ganepão 2019, no Centro de Convenções Rebouças (Av. Rebouças, 600 – Pinheiros – São Paulo – SP) Palestra Mai Takada, no dia 14 de junho, às 10h30, na Sala Turquesa 2

Total 1 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Yakult traz pesquisadora do Japão para palestra no Ganepão 2019"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *