Workshop destaca papel da Lei de Responsabilidade Fiscal na gestão pública

159 0

Evento reuniu representantes das secretarias municipais de Finanças da região para troca de experiências sobre os 20 anos da legislação

Da Redação – Conhecer a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) é fundamental para realizar o controle dos gastos na gestão pública. Dando início às celebrações dos 20 anos da legislação nas sete cidades, o Consórcio Intermunicipal Grande ABC realizou, nesta segunda-feira (25/11), um workshop sobre o tema, em parceria com a Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS).

O evento contou com uma palestra do economista Francisco Funcia, mestre em Economia Política e professor da USCS. O especialista explicou que a LRF surgiu num momento em que havia uma tendência de desigualdade fiscal entre os municípios, tendo como objetivo o equilíbrio e criação de limites de endividamento.

Em vigor há quase 20 anos, a legislação é indispensável para todos os municípios brasileiros, defendeu Funcia. No entanto, o especialista criticou algumas emendas, por considerar inadmissível o congelamento de gastos. “Como congelar os gastos com base no ano de 2016 se haverá mudanças, como o aumento populacional?”, questionou o professor da USCS.

Funcia defendeu ainda a contribuição dos municípios para o aperfeiçoamento da legislação. “Os municípios têm que pressionar o Governo Federal para mudanças”, afirmou.

O reitor da USCS, Marcos Bassi, participou da mesa de abertura do evento, ao lado do secretário-executivo do Consórcio ABC, Edgard Brandão, e do secretário da Fazenda de São Caetano do Sul, Jefferson Cirne da Costa, representando o Grupo de Trabalho (GT) Finanças da entidade regional.

O workshop contou também com apresentações de representantes das secretarias municipais de Finanças de Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, Mauá e Rio Grande da Serra. Eles debateram as experiências locais e avanços na gestão fiscal por meio da LRF. No período da tarde, a programação incluiu atividades e discussões entre os técnicos da região para aprimorar a gestão fiscal responsável.

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Workshop destaca papel da Lei de Responsabilidade Fiscal na gestão pública"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *