Volume Operacional de água da Grande SP atinge 50,5% com quase um trilhão de litros

617 0

Da Redação – O  volume  operacional de água armazenada nos reservatórios da Região Metropolitana  de  São  Paulo atingiu hoje o índice de 50,5% da capacidade total,  o  que representa mais de 943 bilhões de litros, contabilizando as reservas  técnicas.  No dia 22 de fevereiro de 2015, esse total era de 409 bilhões  de  litros,  representando cerca de 22% da capacidade do sistema.

Isso  significa  que  as  represas hoje contam com 534 bilhões de litros a mais, ou seja, mais de duas vezes a quantidade armazenada há um ano.

O  período  de  chuvas  ainda  deve se estender até março, o que pode garantir  um  reforço  ainda  maior  para  as  represas antes de começar o período  de  estiagem. Só para se ter uma ideia, no início do período seco do  ano  passado,  no  começo de abril, o volume operacional era de aproximadamente 590 bilhões de litros, cerca de 32% do total.

Mais água na rede – Essa  recuperação  dos  mananciais  tem possibilitado que a Sabesp vá gradualmente ampliando a produção de água ofertada à Grande São Paulo, que já  está  próxima de 60 m3/s. Para se ter uma ideia, antes da seca recorde de 2014/15, essa produção era de cerca de 70 m3/s e no auge da crise caiu para pouco mais de 50 m3/s.

Desde  o  mês  de  dezembro  de  2015,  a  Sabesp também vem diminuindo os horários  de  redução  de pressão, que hoje estão basicamente concentrados nos  períodos  da  noite e madrugada, o que permite mais conforto à toda a população,  principalmente  aos  moradores de áreas mais altas e distantes dos reservatórios, que enfrentavam maior dificuldade no período mais agudo da crise.

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Volume Operacional de água da Grande SP atinge 50,5% com quase um trilhão de litros"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *