Você sabe reconhecer um medíocre?

954 0
* Dojival Filho – Ao contrário do que pensa parcela significativa da opinião pública, em caso de hecatombe nuclear, serão os medíocres, não as baratas ou o Keith Richards, os sobreviventes neste “mundão sem porteira”. Sim, porque, além de reproduzir em proporção industrial, essa espécie sempre apresentou notável capacidade de adaptação, o que explica sua incrível resistência durante centenas de milhões de anos na história da humanidade.
Preocupado com o bem-estar do leitor amigo, atualizei um texto que produzi a respeito do tema especialmente para esta coluna. Leia, pondere e verifique se você conhece algum representante dessa fauna tão popular.
1- Nem todo detalhista é medíocre, mas todo medíocre apega-se a detalhes com todas as suas forças.
Em primeiro lugar, é fundamental ressaltar a diferença, para que não façamos confusão com perfeccionistas e neuróticos em geral. O medíocre atribui proporções astronômicas às pequenas partes porque, em seu limitado ponto de vista, é completamente incapaz de ter uma visão ampla sobre qualquer coisa.
Geralmente, é alguém que anda com o “regulamento embaixo do braço”, cumpre rigidamente as normas da instituição em que se estabeleceu e, invocando o respeito às regras, sabota ideias consideradas fora do padrão.
2- O medíocre jamais abandona sua paróquia
Não adianta conhecer milhares de lugares e pessoas interessantes. Os anos passam, os conceitos se transformam, mas há um tipo de medíocre que jamais muda de opinião (Homo Mediocre Burrus). Podendo ter mais, nunca arrisca.
3- Medíocres afetados enganam muita gente
Os pertencentes a essa categoria (Homo Mediocrus Afetaduns) têm uma espécie de “google-mental-limitado-feito-especialmente-para-impressionar-gente-tola.” Facilmente encontráveis em livrarias, saraus e festinhas, eles funcionam mais ou menos como uma versão empobrecida do site de pesquisas. Em um evento cultural, alguém menciona a obra de Machado de Assis, por exemplo. Rapidamente, o medíocre busca em seus arquivos mentais e encontra o resultado: você quis dizer Dom Casmurro, Capitu, olhos de cigana oblíqua, dissimulada e Bentinho?
Até aí, tudo bem, já que muita gente sequer leu alguma coisa do autor, nem nos tempos da escola. Se é o seu caso, também não precisa se sentir mal por ainda não conhecer (aliás, não perca a oportunidade).
Mas o medíocre é aquele cara que, munido apenas dessas referências sobre Machado de Assis, transforma o papo em um seminário em que, evidentemente, ele é o palestrante.
4- O medíocre é um apaixonado pelo senso comum
Qual é a modinha? A música bonitinha da estação? É uma ‘releitura’ acústica daquela bandinha de pop rock do vocalista com gel no cabelo e corrente no pescoço ou a ‘canção’ gravada em dueto voz e violão pela atual candidata ao posto de diva e o sub-do-sub-do-sub Djavan? Qual tipo de chinelo estão usando agora? O corte de cabelo mais popular? A baladinha mais ‘irada’ ? Consulte um medíocre e terás a resposta.
5- Medíocres são corporativistas
Em qualquer ambiente onde há interesses, a possibilidade de conflito estará sempre presente. Mas os medíocres são extremamente preocupados com a preservação da espécie e raramente brigam entre si. Mesmo que não verbalizem isso, identificam um coleguinha a quilômetros de distância e unem-se a ele, em um secular processo chamado Panelus Nojentus pelos cientistas e popularmente conhecido como “panelinha”. Um medíocre não ameaça outro. Os temores do mediano são os representantes das espécies Homo Talentus e Homo Ousadus. Não à toa, são raríssimos os casos de medíocres vítimas de assédio moral.
Guardem bem essas dicas e…boa sorte!
* Dojival Filho é jornalista, músico, escritor e sempre pensou que o Mestre dos Magos era um tremendo picareta. Contato com o colunista pelo e-mail:  dojix@yahoo.com.br
Total 13 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Você sabe reconhecer um medíocre?"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *