Você sabe empregar corretamente o prefixo ‘ex’?

386 0

* Osmar Junqueira Lima – Há um erro muito comum por alguns falantes quanto ao uso do prefixo ‘ex’. O prefixo ‘ex’ indica, sempre, um fato passado, uma ação, uma função pretérita.

Onde ocorre o erro? O falante diz que foi ‘ex’-diretor da empresa tal, ‘ex’ indica ação, acontecimento passado, se disser que foi, dispensa-se o prefixo ‘ex’, portanto, diga corretamente, ele foi diretor ou ele é ex-diretor.

Outro erro comum na fala diária é com o emprego de atrás referente a tempo passado, se o faltante disse que se casou há dez anos, não há necessidade de dizer ‘há dez anos atrás’, tempo decorrido só pode ser atrás, diga simplesmente, há dez anos, há cinco anos, dispensa-se ‘atrás’, tempo decorrido não pode ser para frente.

Nota-se outro erro com o emprego da partícula apassivadora ‘se’, quando se usa a partícula apassivadora ‘se’, o verbo concorda com o sujeito. Observa-se a frase como ‘faz-se carretos’, ‘vende-se casas’, ‘aluga-se salas’, todas incorretas, carretos, casas, salas, nas orações acima são sujeitos do verbo, portanto, deve dizer fazem-se carretos, vendem-se casas, alugam-se salas.

Ou, se quiser, usar o sujeito no singular, faz-se carreto, vende-se casa, aluga-se sala, lembrando, com a voz passiva sintética, com a partícula apassivadora ‘se’, o verbo concorda com o sujeito, exemplo, compra-se carro, compram-se carros, (carro é comprado, carros são comprados).

Até a próxima!

* Osmar Junqueira Lima é professor de Português (Literatura e Letras Modernas), ex-coordenador do Curso Objetivo e um dos fundadores da Unidade de Santo André do Objetivo e editorialista do site CliqueABC. Contato com o colunista pelo e-mail professor.osmar.junqueira@gmail.com

Total 2 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Você sabe empregar corretamente o prefixo ‘ex’?"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *