Visita monitorada ao Cemitério da Vila Euclides revela história de S.Bernardo

386 0

Da Redação – O Instituto Brasileiro de Museus promove, em maio, a 14ª Semana de Museus, evento nacional e anual que comemora o Dia Internacional do Museu, 18 de maio. O tema deste ano é ‘Museus e Paisagens Culturais’ e, em São Bernardo, a Semana será celebrada no próximo sábado (21), com a realização de visita monitorada ao Cemitério da Vila Euclides, um dos mais antigos e bonitos do ABC e que poderá ser tombado como patrimônio histórico.

A visita monitorada acontece das 9h às 11h e os participantes, além de terem contato com um espaço público de grande valor arquitetônico, artístico e ambiental, poderão conhecer a trajetória de personagens que fazem parte da história de São Bernardo e do ABC. A visita tem como objetivo ampliar a visão dos que enxergam o cemitério apenas como o lugar onde sepultamos os mortos, mostrando, por outro lado, seu valor arquitetônico, histórico e cultural para a cidade.

Um dos inscritos, Cristiano Dantas soube do evento pelas redes sociais da Prefeitura e logo se interessou. “Eu faço muitas pesquisas sobre memória e história, tenho até um blog sobre o assunto. Acho esse tipo de evento muito interessante”, conta. O blogueiro contou ainda o porquê do interesse no Cemitério da Vila Euclides. “Ele me lembra, em menores proporções, o famoso cemitério da Recoleta, em Buenos Aires, local que acabou se tornando turístico devido a sua rica arquitetura.”

O desenvolvimento histórico do Cemitério da Vila Euclides é dividido em quatro fases: Pioneira, que vai do fim do século XIX ao início do século XX; Neoclássica, entre os anos de 1920 e 1950; Moderna, entre 1960 e 1970; e Contemporânea, a partir dos anos 1980. “Deveríamos ter mais eventos como esse”, conclui Cristiano.

A Semana de Museus tem o objetivo de dar maior visibilidade aos museus existentes no Brasil, ampliando o acesso à cultura. Nesta edição, 1.236 museus de todo o país oferecem ao público atividades especiais, como visitas mediadas, palestras, oficinas, exibição de filmes, entre outras.

Inscrição – Para participar da atividade é necessário se inscrever, até sexta-feira (20), pelo e-mail patrimonio.cultura@saobernardo.sp.gov.br. São oferecidas 50 vagas. O cemitério da Vila Euclides fica na Avenida Redenção, no Jardim do Mar. Em caso de chuva o passeio poderá ser cancelado.

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Visita monitorada ao Cemitério da Vila Euclides revela história de S.Bernardo"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *