Violência segue em queda livre na cidade de São Caetano

797 0

Da Redação – São Caetano continua colhendo os frutos pela implantação do Programa Cidade Segura, lançado pelo prefeito Paulo Pinheiro em abril de 2014. De lá para cá, a violência tem despencado sistematicamente na cidade. Esta condição é comprovada mais uma vez pelo balanço mensal das ocorrências, divulgado sexta-feira (25/9) pela Secretaria de Segurança Pública do Estado.

Nenhum homicídio foi registrado em São Caetano em agosto deste ano, contra dois no mesmo período de 2014. Os furtos de veículos tiveram forte retração de 45,5% (de 55 para 30 casos). E os roubos de veículos recuaram 17,2% (de 35 para 29).

Vale lembrar que em agosto de 2014 a maior parte do pacote de 16 itens do Programa Cidade Segura ainda estava em fase de implantação. Mesmo assim, os indicadores da época já apontavam queda. Agora, com o Cidade Segura consolidado, os números caem ainda mais.

Comparando agosto de 2015 com o mesmo mês de 2013 (antes do Cidade Segura), os resultados são ainda mais expressivos. Os roubos de veículos despencaram 58% em São Caetano no período. Já os furtos de veículos retraíram 51,6%.

“O Programa Cidade Segura foi planejado para combater o crime de forma estratégica, dentro do que preconizamos em nosso plano de governo. Já esperávamos um impacto grandioso nos primeiros 12 meses. Mas o desafio ainda maior é fazer a violência continuar caindo após este período, e estamos conseguindo”, ressalta o prefeito Paulo Pinheiro. “Estamos reduzindo índices que já estavam baixos”, exemplificou.

Em 2012, 30% da população apontou a Segurança como o maior problema de São Caetano do Sul. Agora a realidade é outra. Com a ousadia, coragem e inovação inseridas no Programa Cidade Segura, a Prefeitura assumiu o protagonismo no combate ao crime, apesar de esta ser uma responsabilidade constitucional do Estado.

O Cidade Segura concentra o maior pacote de investimentos da história do município na Segurança. São obras, aparelhamento e execução de programas estratégicos. Uma engrenagem formada para combater os criminosos de forma enérgica e proteger os moradores de São Caetano de forma integral.

Entre os 16 itens estão a ampliação dos efetivos da Guarda Civil Municipal (GCM) e da Polícia Militar. Neles a Prefeitura paga para que guardas e policiais atuem em dias de folga, respectivamente. Outro destaque é a renovação e ampliação da frota da GCM, que em agosto passou de 37 viaturas com pelo menos cinco anos de uso para 50 zero-quilômetro.

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Violência segue em queda livre na cidade de São Caetano"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *