Vereadora pede busca pelos 10 mil que ainda não tomaram a 2ª dose da vacina

31 0

Vereadora explica que os ausentes já preencheram cadastro e base de dados serve como ponto de partida para comunicar a importância das duas doses do imunizante

Da Redação – A vereadora andreense Dra. Ana Veterinária (DEM) apresentou na Sessão online desta quinta-feira (22) a Indicação para que o prefeito Paulo Serra (PSDB) determine a Secretaria de Saúde de Santo André a implantação de ação emergencial para contatar as mais de 10 mil pessoas que não voltaram para receber a segunda dose da vacina contra a COVID-19. A vereadora levou a Indicação aprovada pela Casa de Leis pessoalmente ao prefeito devido a celeridade que o caso requer. 

A democrata diz compreender que cada indivíduo tem sua vontade e a responsabilidade de efetuar o cadastro e agendar a vacinação, mas diante o cenário extremamente preocupante da pandemia e sendo a vacina, hoje, a mais eficaz proteção à vida, o poder público não pode simplesmente cruzar os braços e aguardar. 

“Se faz necessária uma ação proativa indo à busca dessas pessoas e esclarecendo a importância de se tomar a segunda dose para a eficácia da vacina”, disse Dra. Ana. Ela lembrou que esses munícipes tomaram a primeira dose, portanto, preencheram um cadastro digital. “Essa base contém endereço, telefone e e-mail, e será o ponto de partida para essa ação emergencial”, indicou. 

Dra. Ana afirmou ainda que, além de comunicar os andreenses ausentes sobre a segunda dose, o contato pode reforçar os procedimentos para cadastro e agendamento, visto que grande parte são pessoas idosas e nem todas têm facilidade com tecnologia digital. Ela observa que na Secretaria de Saúde há pessoal (RH), estrutura e recurso financeiro para colocar em prática tais iniciativas.

Monitoramento

A vereadora pediu também que paralelo e em conjunto a essa ação emergencial, a prefeitura mantenha o monitoramento semanal dos casos de não comparecimento visando sanar o acúmulo no número de andreenses que não tomaram a segunda dose. Em sua justificativa, a democrata aponta que dessa forma torna-se mais eficaz o contato com os munícipes e a cidade não é surpreendida, como ocorreu agora, com mais de 10 mil pessoas ausentes.

“Vacina é vida e tudo o que o poder público puder fazer para nossa gente ser vacinada tem que ser feito. Não é hora de aguardar, mas sim de procurar esses andreenses”, disse a Dra. Ana Veterinária. 

Histórico

Com 4.908 votos, Dra. Ana Veterinária foi à única mulher eleita em Santo André na eleição do ano passado, bem como a mulher mais bem votada dentre as sete cidades do ABC. Formada em medicina veterinária há 16 anos e com MBA em Saúde Pública, e com mais de 20 anos atuando na proteção e bem-estar animal, a vereadora atua ainda em políticas públicas de saúde humana.

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Vereadora pede busca pelos 10 mil que ainda não tomaram a 2ª dose da vacina"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *