Vereador pede isenção das taxas de concursos para doadores de sangue

369 0

Da Redação – Doadores de sangue têm mais um motivo para comemorar. Além de salvar vidas, quem doa sangue poderá ficar isento de pagar taxa de inscrição para os concursos públicos realizados pela Prefeitura de São Caetano do Sul. Esse é o tema de um projeto de lei, de autoria do vereador Ubiratan Figueiredo da ONG (PR), que tramita na Câmara Municipal visando a ampliação da oferta de voluntários no município.

Protocolada exatamente no mês da Campanha Nacional aos doadores de sangue, denominada “Junho Vermelho”, a propositura especifica que terá direito a isenção os candidatos que comprovarem doação realizada, ao menos, por três vezes no período de doze meses, por meio de apresentação de registro em carteira feito por hospital, clínica ou laboratório onde ocorreu a doação.

Segundo o autor, seu objetivo é incentivar a doação voluntária de sangue. “Os hemocentros públicos há muito tempo clamam por um aumento de doadores, situação que amenizará o grave problema na captação de sangue”, afirma o parlamentar, ressaltando que alguns estados já aplicam a isenção dessas taxas como forma de motivar a doação de sangue.

Dados do Ministério da Saúde mostram que, atualmente, apenas 1,6% da população brasileira doa sangue – o que significa um índice de 16 doares para cada grupo de mil habitantes. Jovens com idade entre 18 e 29 anos, segundo a pasta, são maioria e respondem por 42% do total de doações registradas no país.

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Vereador pede isenção das taxas de concursos para doadores de sangue"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *