Verão aumenta infestação de pulgas e carrapatos: saiba como como proteger seu pet

943 0

* Antília Reis – Muitos donos acham que o único problema causado pelas picadas de pulgas é a coceira. Mas o estrago pode ser bem maior nos cães e gatos. Com a chegada do calor, a proliferação é bem maior e podem causar várias doenças, daí a importância da prevenção. Existem diversos produtos – em spray, pipetas e comprimidos – e é importante utilizá-los regularmente em cães e gatos.

A prevenção é fundamental não apenas para o bem-estar e saúde do pet, mas também para toda a família. A psicóloga canina e especialista em comportamento animal da Bitcão, Cláudia Pizzolatto, sugere algumas dicas para prevenir os pets de pulgas e carrapatos.

Segundo ela, é preciso manter a casa sempre bem aspirada, incluindo a cama e os objetos dos animais de estimação. As pulgas dos pets se concentram, normalmente, na sua cama e nos locais normais de descanso que devem ser tratados em caso de infestação massiva. Tratar só o animal não vai ser suficiente: é preciso também cuidar do ambiente e, em casos extremos, fazer uma dedetização especializada que seja segura para os bichos e para a família. Só aplique produtos indicados por seu veterinário, a BitCão (www.bitcao.com.br) possui diversas opções de antipulgas.

– Talvez seu cão não pare imediatamente de se coçar após a aplicação do produto. Na verdade, se houver muitas pulgas ou carrapatos na área em que ele passeia, ele poderá continuar sendo picado até que o produto tenha tempo de fazer efeito, matando os parasitas. Mas há produtos que começam a agir em meia hora.

– Trate todos os animais da residência: um animal pode, rapidamente, passar o parasita para outro;

– Não fracione os produtos, pois a falta de precisão nesse processo pode comprometer o tratamento. Também não é recomendável estender o prazo de aplicação do produto (de um mês para 45 dias, por exemplo) quando ainda existe infestação na casa e no ambiente de passeio do peludo.

“O tratamento do ambiente deverá ser realizado por, no mínimo, quatro meses seguidos, podendo chegar a um ano. Isso é fundamental para quebrar o ciclo de vida e controlar a população de pulgas e carrapatos num ambiente doméstico contaminado”, afirma a especialista da BitCão, Cláudia Pizzolatto.

A BitCão foi a primeira loja virtual dedicada exclusivamente a cães e gatos, que vende até hoje produtos especiais para ajudar na mudança comportamental e na melhoria do relacionamento entre os donos e seus amigos de quatro patas. Fundada há mais de 15 anos pela especialista em comportamento e psicologia canina Cláudia Pizzolatto, a empresa tem como missão desenvolver um melhor relacionamento entre cachorros e humanos, através da disseminação de técnicas modernas de adestramento (estímulo positivo, sem violência) e dicas comportamentais. Para mais informações acesse: www.bitcao.com.br

13533078_1040027489367098_504849327348639490_n

* Antília Reis é advogada, diretora na empresa Antília Da Monteira Reis Advocacia e presidente da Comissão de Proteção da Defesa Animal na Subseção de São Bernardo da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/SBC)

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Verão aumenta infestação de pulgas e carrapatos: saiba como como proteger seu pet"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *