Vacinação contra gripe no ABC é prorrogada e aberta à população

96 0

Da Redação – Seguindo a orientação do Ministério da Saúde, a Campanha Nacional de Vacinação contra o vírus Influenza no Grande ABC estará disponível para toda a população, enquanto houver doses nos postos, a partir de segunda-feira (3/6).

Com isso, as pessoas que não integram o público prioritário da campanha também podem procurar as unidades de saúde das sete cidades para se vacinarem, ressaltou o presidente do Consórcio Intermunicipal Grande ABC e prefeito de Santo André, Paulo Serra.

“Durante mais de 50 dias, a campanha foi exclusiva para o público-alvo, que continua sendo prioritário. A novidade é que, a partir desta segunda-feira, toda a população poderá ser imunizada. Além de beneficiar mais pessoas, a medida vai evitar o desperdício de doses”, afirmou Paulo Serra.

De acordo com dados divulgados pela Secretaria Estadual da Saúde, mais de 4 milhões de pessoas foram imunizadas na Região Metropolitana de São Paulo, da qual faz parte o Grande ABC. A cobertura vacinal corresponde a 69,6% do público-alvo – a meta é atingir 90%.

“É de extrema importância que todos os grupos prioritários compareçam aos postos de saúde para imunização. A vacinação evita complicações futuras como pneumonias”, afirma o secretário estadual da Saúde, José Henrique Germann.

A campanha neste ano teve início em todo o Brasil em 10 de abril e foi dividida em etapas. Na primeira fase, foi priorizado o grupo mais vulnerável, composto por crianças de até seis anos e grávidas em qualquer período. Na etapa seguinte, iniciada em 22 de abril, a dose foi disponibilizada para todo o público-alvo da campanha, incluindo trabalhadores da saúde, idosos, professores de escolas públicas e privadas, povos indígenas, pessoas com comorbidades (duas ou mais doenças simultaneamente) e outras condições clínicas especiais, jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, funcionários do sistema prisional e pessoas privadas de liberdade.

A escolha do público prioritário no Brasil segue recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS), que considera os grupos mais suscetíveis ao agravamento de doenças respiratórias. A vacina é a forma mais eficaz de evitar a doença.

De acordo com o Ministério da Saúde, em relação ao ano passado, houve alteração na composição da vacina. Como o vírus da gripe sofre mutações constantes, a vacinação anual é imprescindível, inclusive para os grupos selecionados que já foram imunizados anteriormente.

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Vacinação contra gripe no ABC é prorrogada e aberta à população"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *