Universidade Aberta da Terceira Idade tem aula inaugural na USCS

3912 0

Da Redação – O primeiro dia de aula da 6ª turma do Programa UniMais (Universidade Aberta da Terceira Idade) aconteceu nesta quinta-feira (08/02), no auditório do Campus Barcelona da USCS (Universidade Municipal de São Caetano do Sul).

Na cerimônia que oficializou o início do ano letivo dos 60 calouros, o prefeito José Auricchio Júnior enfatizou a importância do rigor técnico aplicado ao curso, reformulado no segundo semestre de 2017: “Aqui, vocês vão encontrar um curso bem estruturado, qualificado, com profissionais de alto nível. Queremos que, além do aprendizado, vocês possam se integrar, trocar experiências de vida e tirar o máximo proveito disso.”

Por meio da parceira entre a Comtid (Coordenadoria Municipal da Terceira Idade), vinculada à  Secretaria de Saúde, e à FAUSCS (Fundação de Apoio à USCS), o programa UniMais oferece aos munícipes acesso a atividades artísticas e culturais, que aprimoram o conhecimento e, com isso, a qualidade de vida dos idosos. O projeto é totalmente gratuito.

“A UniMais foi pensada para proporcionar qualidade de vida às pessoas da Terceira Idade. É muito importante, para isso, manter a saúde intelectual com o corpo e a mente em atividade”, diz a secretária de Saúde, Regina Maura Zetone.

CURSO DA VIDA – A professora Sueli Ferreira, de “psicologia do curso da vida”, como ela mesma nomeia a sua disciplina, resume a experiência de lecionar para pessoas acima dos 50 anos como gratificante: “Você sente a bagagem dos alunos, as expectativas, necessidades. O interesse deles é grande, eles trazem conteúdo, são aplicados, interessados, críticos. A troca é muito rica.”

Josinette Gomes, 51 anos, está em busca de recolocação profissional. Ela fez curso técnico de Secretariado, trabalhou por 7 anos na área e veio cursar a UniMais, para agregar valor ao currículo. Já Edméa Soares de Moraes, 56 anos, aposentada, trabalhou por mais de 30 anos na área química, com material metalúrgico. Matriculou-se pensando em manter-se na ativa: “É a minha chance de voltar a estudar porque da vida só se leva o conhecimento”, diz Edméa.

Com a nova turma, o corpo discente é formado por 600 alunos. Semestralmente é publicado edital com a abertura de inscrições para novas turmas. Além de ser munícipe matriculado em um dos quatro Centros da Terceira Idade (CISE’s) de São Caetano, é preciso ter mais de 50 anos e ser alfabetizado para participar.

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Universidade Aberta da Terceira Idade tem aula inaugural na USCS"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *