Unidade de patrulhamento padrão da GCM reforça ações de segurança em Ribeirão

292 0

Setor, responsável pelo atendimento ao munícipe, proteção dos próprios públicos e apoio em rondas, aproxima corporação e moradores

Da Redação – A Guarda Civil Municipal de Ribeirão Pires, ligada à Secretaria de Segurança Urbana da Prefeitura, realiza, além das rondas preventivas em toda a cidade, operações integradas de segurança em parceria com as polícias Civil e Militar. Uma das divisões operacionais da Guarda ribeirão-pirense, o Patrulhamento Padrão, é parte estratégica desse trabalho.

O Patrulhamento, atualmente, é composto por 40 GCMs efetivos, diretamente escalados para o serviço, e quatro viaturas, que percorrem a cidade por regiões. A unidade é responsável pelo atendimento das demandas recebidas por telefone – via 153, zelando e promovendo a segurança da comunidade, por meio de interação com os cidadãos, fazendo esforços para cessar as atividades que violam as normas de saúde, higiene, salubridade, segurança e outras de interesse da população.

A unidade também é responsável por efetuar rondas diurnas e noturnas no município, fiscalizando e promovendo a vigilância de todos os próprios públicos – como escolas municipais, unidades de saúde, entre outros setores. O grupo atua nas funções primárias da Guarda, zelando por bens, patrimônios e serviços públicos.

“Este é um dos mais importantes serviços de atendimento da nossa Guarda Civil Municipal. A maioria das ocorrências atendidas por este setor é de cunho social – briga de vizinhos e outras situações domésticas, demandas de escolas, UBS e outros setores públicos. Por lidar diretamente com o munícipe, o profissional que atua no patrulhamento deve ter uma abordagem diferente dos outros profissionais, deve ter o atendimento mais humanizado”, explica o comanda da GCM de Ribeirão Pires, Sandro Torres.

Para o secretário de Segurança Urbana do município, coronel José Luis Navarro, além de investimentos no setor para melhoria do serviço oferecido, a valorização dos profissionais efetivos também reflete no aumento da segurança no município. “Com a reforma administrativa pudemos aplicar a valorização do efetivo por meio do Estatuto da categoria, conforme legislação municipal. Com as mudanças, foram contemplados, inicialmente, cerca de 100 Guardas Civis”.

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Unidade de patrulhamento padrão da GCM reforça ações de segurança em Ribeirão"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *