Setor, responsável pelo atendimento ao munícipe, proteção dos próprios públicos e apoio em rondas, aproxima corporação e moradores
Da Redação – A Guarda Civil Municipal de Ribeirão Pires, ligada à Secretaria de Segurança Urbana da Prefeitura, realiza, além das rondas preventivas em toda a cidade, operações integradas de segurança em parceria com as polícias Civil e Militar. Uma das divisões operacionais da Guarda ribeirão-pirense, o Patrulhamento Padrão, é parte estratégica desse trabalho.
O Patrulhamento, atualmente, é composto por 40 GCMs efetivos, diretamente escalados para o serviço, e quatro viaturas, que percorrem a cidade por regiões. A unidade é responsável pelo atendimento das demandas recebidas por telefone – via 153, zelando e promovendo a segurança da comunidade, por meio de interação com os cidadãos, fazendo esforços para cessar as atividades que violam as normas de saúde, higiene, salubridade, segurança e outras de interesse da população.
A unidade também é responsável por efetuar rondas diurnas e noturnas no município, fiscalizando e promovendo a vigilância de todos os próprios públicos – como escolas municipais, unidades de saúde, entre outros setores. O grupo atua nas funções primárias da Guarda, zelando por bens, patrimônios e serviços públicos.
“Este é um dos mais importantes serviços de atendimento da nossa Guarda Civil Municipal. A maioria das ocorrências atendidas por este setor é de cunho social – briga de vizinhos e outras situações domésticas, demandas de escolas, UBS e outros setores públicos. Por lidar diretamente com o munícipe, o profissional que atua no patrulhamento deve ter uma abordagem diferente dos outros profissionais, deve ter o atendimento mais humanizado”, explica o comanda da GCM de Ribeirão Pires, Sandro Torres.
Para o secretário de Segurança Urbana do município, coronel José Luis Navarro, além de investimentos no setor para melhoria do serviço oferecido, a valorização dos profissionais efetivos também reflete no aumento da segurança no município. “Com a reforma administrativa pudemos aplicar a valorização do efetivo por meio do Estatuto da categoria, conforme legislação municipal. Com as mudanças, foram contemplados, inicialmente, cerca de 100 Guardas Civis”.
Nenhum comentário on "Unidade de patrulhamento padrão da GCM reforça ações de segurança em Ribeirão"