Unidade Básica de Saúde Santa Terezinha terá nova sede ainda neste ano

292 0

Da Redação – A Unidade Básica de Saúde (UBS) Santa Terezinha ganhará nova sede ainda neste ano. O projeto para a nova edificação foi apresentado pelo prefeito Luiz Marinho na tarde desta quarta-feira (4), em solenidade de assinatura de contrato de alienação do prédio do Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher (CAISM).

Também participaram do evento os secretários Tarcisio Secoli (Coordenação Governamental e Serviços Urbanos), Odete Gialdi (Saúde) e José Albino (Governo), além do presidente da Associação Paulista Sudeste da Igreja Adventista do Sétimo Dia, Oliveiros Ferreira.

O terreno de 2.392 m² do CAISM, localizado na Rua Barão do Rio Branco, no Santa Terezinha, foi leiloado no dia 11 de março por R$ 7.472.993,31. O arrematante foi a Instituição Paulista Adventista de Educação e Assistência Social. Com os recursos provenientes da venda da área, a Prefeitura irá construir a nova sede da UBS Santa Terezinha, atualmente localizada na Rua Dois de Outubro, 175.

A nova sede da UBS será erguida em área de 1.878 m² na Rua Santo Antonio, no Santa Terezinha. O terreno já foi declarado de utilidade pública para fins de desapropriação pelo prefeito Luiz Marinho, conforme decreto nº 19.619, de 29 de março último.

O projeto de construção prevê fachada padronizada, sala para agentes comunitários e apoiadores, brinquedoteca,  fraldário, sala para reuniões comunitárias, rampa de acesso para pessoas com deficiência, banheiros adaptados, sala multiprofissional, escovódromo, consultório de saúde bucal e consultórios médicos, além de paredes decoradas com painéis fotográficos retratando moradores da comunidade. As obrasda UBS deverão ter início ainda no segundo semestre deste ano.

Luiz Marinho lembrou que tanto a nova sede para a UBS quanto a mudança do CAISM para local mais próximo do Hospital Municipal Universitário (HMU) eram demandas antigas. “Com a venda do terreno conseguimos sanar esses dois problemas. A UBS hoje funciona em imóvel alugado e necessita de mais espaço para melhorar o atendimento”, salientou.

CAISM – Os atendimentos realizados no CAISM devem permanecer no atual imóvel até setembro, quando serão transferidos para o prédio do Centro Regional de Especialidades Rudge Ramos – Rua Brasil, 350 -, que, por sua vez, será remanejado para o novo prédio da Policlínica Centro – Avenida Armando Ítalo Setti, 402, Baeta Neves.

Com a mudança para o novo endereço, além de ganhar mais espaço, o CAISM estará mais próximo do HMU, ao qual está vinculado. “Além de melhorar o acesso da população à unidade, haverá melhor integração dos dois serviços, no processo de trabalho e otimização dos recursos”, destacou a secretaria de Saúde.

Escola – A Instituição Adventista pretende aproveitar o terreno da Rua Barão do Rio Branco para expandir o Colégio Adventista de São Bernardo, que atualmente atende apenas alunos do Ensino Fundamental. Com a ampliação, será criado o Ensino Médio, com 600 vagas. No mesmo espaço, a instituição também pretende construir a sede administrativa da Igreja Adventista do Sétimo Dia, que mantém escolas e organizações sociais na região e litoral.

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Unidade Básica de Saúde Santa Terezinha terá nova sede ainda neste ano"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *