Um burro verdadeiramente inteligente…

1785 0

12395316_1754016781499669_1389123357_n
* Carlos Alberto Coquinho Bazani – Excepcionalmente, esse texto da coluna Do Fundo do Baú, desta semana, foi transcrito do livro Memórias de um Andreense, de Holando Lacorte. E vai falar de um personagem famoso de Santo André, nos anos 50/60.

O inusitado desse personagem é que se trata de um burrinho, que hoje seria uma mão na roda para patrões cada vez mais sem tempo e empregados, em sua maioria, explorados. Estamos falando do Soberbo. E se os burrinhos se eternizaram ao integrarem a cena de Jesus Cristo na manjedoura nos presépios de todo o mundo, guardadas as devidas proporções, Santo André teve um burrinho que deu o que falar.

O burro em questão pertencia ao senhor Biagio Jacopucci, que era dono de um armazém de secos e molhados, na rua Coronel Oliveira Lima, nas imediações de onde é hoje as Lojas Americanas. O filho de Biagio, Inocêncio, o ajudava no armazém.

Quando chegava alguma encomenda para o pai, Inocêncio providenciava a carroça para ir buscar. Era quando o burro Soberbo, atrelado à carroça, descia sozinho toda a Rua Coronel Oliveira Lima, rumo à estação.

Lá chegando, bebia a sua água num bebedouro de ferro, que existia para os animais. Em seguida manobrava a carroça, pondo-a de marcha-a-ré junto ao pátio do armazém de carga e descarga. Como os funcionários da estrada já conheciam o Soberbo, sabiam quem era o seu dono, colocavam a carga na carroça e o burro fazia a viagem de volta, novamente sozinho. Depois é que o Inocêncio aparecia na estação para entregar o conhecimento assinado.

Coisas da Pavlistarvm Terra Mater

12182080_1737990406435640_1159220129_n* Carlos Alberto Coquinho Bazani é natural de Santo André. Atuou como assessor parlamentar e político. É membro do Conselho de Cultura de Santo André e colaborador dos veículos Jornal Informação Resumo Jovem, Gazeta do Grande ABC, Orion FM e Cocknews, além de coordenador do Bloco O Beco do Conforto. Contato com o colunista: coquinhobazani@hotmail.com.

Total 5 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Um burro verdadeiramente inteligente…"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *