Ubiratan quer Março Amarelo para alertar sobre problemas renais em cães e gatos

42 0

Da Redação – Na próxima quinta-feira (11) é comemorado o Dia Mundial do Rim e a data, idealizada pela Sociedade Internacional de Nefrologia (ISN), serviu de inspiração para o vereador Ubiratan Figueiredo da ONG (PSD), que adaptou o dia e protocolou projeto de lei para conscientizar donos de pets sobre o perigo das doenças renais crônicas que acometem os bichinhos de estimação.

A ideia do “Março Amarelo Pet” é conscientizar os donos de pets com relação à prevenção e tratamento de animais com doenças renais crônicas. O risco de doenças renais é maior em pets mais velhos, conforme explica o parlamentar, que é fundador da ONG SOS Cidadania Animal, em São Caetano do Sul. “Muitas vezes está relacionada com a idade avançada, porém pode também ter origem genética ou ser consequência de outras doenças”.

As doenças renais não podem ser totalmente curadas e o tratamento é feito por todo o período de vida do animal, que varia dependendo da origem e gravidade da doença. Apesar de incurável, com o acompanhamento correto o pet terá uma boa qualidade de vida.

De acordo com Ubiratan, alguns sintomas que podem indicar doenças renais nos pets, como o aumento na ingestão de água e no volume da urina, perda de apetite, úlcera na boca, vômitos, perda de peso e hálito com odor forte. Uma das doenças mais graves é a insuficiência renal.

Uma das dicas da Dra Gabriela Amante, veterinária da ONG SOS Cidadania Animal, para afastar a possibilidade de doenças é hidratar bem os animais. “É importante estimular a ingestão de água, principalmente nos gatos”, conta. Gabriela também aconselha os donos a evitarem alimentos com altos índices de fósforo, sódio e proteína. “Estes alimentos poderão acelerar a progressão da doença renal crônica”, finaliza.

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Ubiratan quer Março Amarelo para alertar sobre problemas renais em cães e gatos"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *