Ubiratan Figueiredo quer Centro de Triagem de Animais Silvestres em SCS

1000 0

Da Redação – O vereador Ubiratan Figueiredo da ONG (PSD de São Caetano) apresentou propositura solicitando ao executivo a implantação de um Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS), fator primordial para a preservação das espécies, principalmente àquelas ameaçadas de extinção, com o objetivo de oferecer atendimento veterinário a animais silvestres resgatados, oriundos de apreensão de fiscalização ou entrega voluntária e, se tiverem condições, devolvê-los à natureza.

Para Ubiratan, os animais silvestres são importantes para manutenção da biodiversidade que é riquíssima. Ele acredita que ter um local apropriado para o resgate, triagem e os primeiros atendimentos é imprescindível no trabalho de conservação do meio ambiente. “O CETAS também possibilitará a conscientização das pessoas para que abandonem o hábito de explorar os outros seres. Nossa perspectiva é que queiram apreciá-los livres na natureza”, explica o parlamentar.

Com a criação do Centro, animais confiscados pela fiscalização deixarão de ser soltos de forma aleatória, sem qualquer processo de triagem ou reabilitação. A ação necessita de uma equipe técnica habilitada em identificar os diferentes espécimes apreendidos, sua área de ocorrência natural, bem como a realização de avaliações clínicas do estado sanitário de cada um destes animais recebidos, visando minimizar os riscos ligados às ações de soltura indiscriminada de animais.

“O espaço não terá objetivo de criar animais em cativeiro, por isso, a permanência deles no CETAS deverá ser a mínima possível. Eles receberão tratamento, identificação e depois, se estiverem em condições, serão soltos na natureza. Em caso de extrema necessidade, poderão ser conduzidos a zoológicos e parques ambientais”, ressalta Ubiratan.

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Ubiratan Figueiredo quer Centro de Triagem de Animais Silvestres em SCS"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *