Ubiratan Figueiredo pede a inclusão do CRMV no grupo prioritário de vacinação

453 0

Da Redação – Nesta quarta-feira (27/1), o vereador Ubiratan Figueiredo da ONG protocolou indicação à Secretaria Municipal de Saúde de São Caetano do Sul, solicitando que médicos-veterinários, enfermeiros e auxiliares, vinculados ao Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV), sejam incluídos no grupo de prioridade para a imunização ao Covid-19.

O ofício emitido pelo Ministério da Saúde ressaltou que, de acordo com a Resolução do Conselho Nacional de Saúde (CNS/MS) nº 287, de 8 de outubro de 1998, a medicina veterinária faz parte do rol de profissões da área da saúde, desta forma, incluindo os médicos-veterinários no grupo-alvo.

“Os médicos-veterinários são profissionais de saúde pública em diversas atuações e com atendimento direto à população, como integrantes das equipes de atenção básica à saúde de diversos municípios. Participam de equipes no combate direto à covid-19, atendendo à convocação do Ministério da Saúde para atuar no programa O Brasil Conta Comigo, ação realizada em abril de 2020”, explica Ubiratan Figueiredo.

Para apoiar as campanhas de vacinação contra a covid-19 nos países, a Associação Pan-Americana de Ciências Veterinárias (Panvet) e a Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) assinaram declaração de colaboração dos médicos-veterinários aos ministérios da saúde das diversas nações. Todos são casos em que os médicos-veterinários estão diretamente expostos diante do cenário de pandemia.

Trabalhadores da saúde, idosos com mais de 75 anos ou a partir de 60 que vivem em asilos e a população indígena estão sendo os primeiros da fila para tomar a vacina contra a Covid-19 no Brasil. Em uma segunda fase será a vez de idosos de 60 a 74 anos se imunizarem. Na terceira etapa serão vacinadas pessoas com doenças crônicas como pressão alta, diabetes e com doenças no coração.

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Ubiratan Figueiredo pede a inclusão do CRMV no grupo prioritário de vacinação"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *