Tribunal de Contas de MG visita Semasa para buscar exemplo de gestão bem sucedida

87 0

Da Redação – Analistas do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG) visitaram esta semana o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) para conhecer a gestão de resíduos sólidos realizada pela autarquia, reconhecida pela sua eficiência em todo país.

As representantes do TCEMG colheram diversas informações sobre os processos de trabalho do Departamento de Resíduos Sólidos (DRS) do Semasa com o objetivo de elaborar recomendações que possam melhorar os serviços de coleta de resíduos em Belo Horizonte, capital mineira.

“Santo André é apontada no país como referência na área. E queremos identificar o que há de melhor na gestão aqui para sugerir a implantação em Belo Horizonte, em especial na coleta seletiva”, explicou Valéria Cristina Gonzaga, analista de controle externo do TCEMG.

Em Santo André, o caminhão de coleta de recicláveis passa semanalmente em todas as vias cidade. No Centro a coleta é diária. Já em Belo Horizonte a coleta seletiva atinge apenas parte do município. “Aqui estamos em um processo contínuo de aprimoramento da coleta seletiva, porque ela ainda não está no patamar que desejamos”, disse o superintendente do Semasa, Ajan Marques de Oliveira. O grupo recebeu informações técnicas e também visitou o Aterro Sanitário, a Central de Resíduos Recicláveis e uma Estação de Coleta.

O diretor de Resíduos Sólidos, José Elídio Moreira, ainda apresentou às analistas os planos do Semasa para aprimorar o serviço, como o combate aos pontos de descarte irregular, a ampliação da compostagem e do número de Estações de Coleta. “Até 2020, vamos aumentar de 18 para 26 o número de Estações. Nosso principal objetivo sempre é reduzir ao máximo o volume de resíduos depositados no Aterro Sanitário”, explicou o diretor.

Total 1 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Tribunal de Contas de MG visita Semasa para buscar exemplo de gestão bem sucedida"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *