Três dúvidas e apenas uma certeza

321 0
Márcio Trevisan

* Márcio Trevisan – Célere como sempre são todos os seus afins, eis que 2019 se aproxima do final e, se no calendário somente lhe restam cerca de 45 dias, no que diz respeito ao futebol o tempo é ainda mais exíguo: dentro de aproximadamente duas semanas a bola irá parar de rolar pelos quatro cantos deste País.

Por isso, mesmo que os maiores clubes paulistas ainda tenham objetivos a alcançar, o fato é que chega a hora – se é que até já não passou – de fazermos uma projeção do que podem esperar cerca de 67 milhões de pessoas, que é o número somado e aproximado de corintianos, são-paulinos, palmeirenses e santistas segundo as mais recentes pesquisas divulgadas.

Se analisarmos friamente a atual situação, veremos que há mais pontos de interrogação do que de afirmação. A primeira dúvida é o Corinthians/SP, que a partir de 2020 terá um comandante cuja filosofia é completamente oposta à do seu antecessor, o retranqueiro-mor Fábio Carille.

Tiago Nunes monta suas equipes visando ao ataque e, embora seja este o anseio da Fiel, o fato é que se leva um tempo até que se consiga uma mudança tão radical na forma de uma equipe jogar. Por isso, é quase certo que nos primeiros jogos do ano que vem, sobretudo se o Timão conseguir uma vaga para a Copa Libertadores, o alvinegro encontre mais dificuldades para obter as vitórias.

É exatamente isso o que acontece agora com outro do qual pouco ou quase nada pode se afirmar, o São Paulo. Fernando Diniz, em começo de trabalho, oscila boas vitórias com derrotas acachapantes e resultados negativos inesperados – como eu disse acima, nada além do normal.

O problema é que se nestas cinco rodadas finais do Brasileirão o Tricolor não conseguir se classificar à Liberta, existe o risco de o treinador ser demitido e um novo trabalho recomeçar, do zero. Ou seja: o círculo vicioso do qual o time do Morumbi há tempos não consegue se livrar poderá se repetir.

Outro trabalho que também poderá ser interrompido é o de Jorge Sampaoli. Seu Santos, de elenco e time apenas regulares, mas de resultados surpreendentemente positivos, também corre o risco de terminar esta temporada sem o maior responsável pela excelente campanha no Campeonato Brasileiro – do qual ainda poderá se tornar seu vice-campeão.

Irritado com promessas que lhe foram feitas mas não cumpridas, com o amadorismo de sua diretoria e, sobretudo, com a certeza de que perderá importantes jogadores para a próxima temporada, o técnico argentino pensa seriamente na possibilidade de deixar a galera santista órfã – e por se tratar dele, não só de pai, mas também de mãe, tia, madrinha…

O único grande clube paulista que vive oposto deste quadro é o Palmeiras. Rico e bem administrado, é certo que o Verdão contratará reforços importantes que chegarão para ser titulares (um zagueiro, um lateral-esquerdo e um meia de armação) e também dois atacantes de beira de campo, setor que ficou devendo nesta temporada, para comporem o elenco.

É claro que vários jogadores deixarão o clube, mas as informações é que dificilmente o palmeirense dirá adeus a alguém que lhe é muito caro. Por isso, dentre os quatro grandes paulistas, o alviverde é o único que, neste momento, pode proporcionar à sua sempre exigente galera algo mais do que apenas dúvidas.

Em resumo: se você é um dos 67 milhões que citei acima prepare-se para um 2020 pra lá de especial. E como sempre diz alguém muito famoso: se vamos chorar ou se vamos sorrir, não importa. O importante é que vivamos todas as emoções que só o futebol pode nos proporcionar.

Márcio Trevisan

* Márcio Trevisan é jornalista esportivo há 30 anos. Começou no extinto jornal A Gazeta Esportiva, onde esteve por 12 anos. Passou, também, pelas assessorias de Imprensa da SE Palmeiras e do SAFESP, além de outros órgãos. Há 13 anos iniciou suas atividades como Apresentador, Mestre de Cerimônias e Celebrante, tendo mais de 450 eventos no currículo. Hoje, mantém os sites www.marciotrevisan.com.br e www.senhorpalmeiras.com.br. Contato com o colunista pelo e-mail apresentador@marciotrevisan.com.br

Total 3 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Três dúvidas e apenas uma certeza"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *