Trabalho de Diadema contra a Covid-19 é reconhecido em Cosems

51 0

Município ganhou menção honrosa pela intervenção realizada para dar apoio psicológico a trabalhadores do SAMU ao longo da pandemia

Da Redação – Ao longo de um ano, a pandemia pelo coronavírus trouxe uma nova rotina para população e trabalhadores da saúde. Por isso, oferecer apoio emocional para quem trabalha na linha de frente em serviço 24h trouxe benefícios e reduziu o nível de stress dos profissionais. Pela iniciativa, Diadema recebeu menção honrosa na 17ª Mostra de Experiências Exitosas dos Municípios, que acontece durante 34º Congresso de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo (Cosems) – 32 anos em Defesa do SUS entre os dias 9 e 12 de março.

A experiência foi apresentada por meio de pôster eletrônico, já que o evento foi realizado 100% online. A ação conjunta entre Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) e a Saúde Mental do município ofertou rodas de conversas, em que os funcionários do Serviço de Atenção Móvel de Urgência (SAMU) pudessem relatar suas angústias, desconfortos e demais demandas que surgiram em virtude da mudança de rotina de trabalho provocada pela pandemia da covid-19.

“Esse trabalho foi parte de um projeto maior com diferentes modalidades de cuidados, entre eles as rodas de conversa. Foi importante os profissionais se reunirem e conversarem sobre as angústias e os sentimentos que a pandemia trouxe. Esses trabalhadores já têm um cotidiano tenso de trabalho e a covid exigiu muito deles. A iniciativa foi super bem recebida”, explicou Nancy Yasuda, então coordenadora do Cerest Diadema. “Essa é a importância do trabalho integrado entre Cerest e Saúde Mental, mostrando a união de esforços e olhares diversos em prol dos trabalhadores. Foi uma ação construída coletivamente que resultou nessa experiência valorizada durante o Congresso”, ressaltou Yasuda.

Atualmente, as rodas de conversa deram espaço para a escuta qualificada e individual dos trabalhadores por livre demanda. Além de Diadema, receberam menção honrosa os municípios de Araçatuba, Bragança Paulista, Guararema, Guarulhos, Marília, Presidente Prudente, Santo André, São Bernardo do Campo e São Paulo.

Experiências positivas

Diadema apresentou 34 iniciativas, sendo 14 trabalhos inscritos da Atenção Básica, seis da Vigilância em Saúde, cinco da área de Saúde Mental, Álcool e Outras Drogas. Também foram inscritas duas experiências das seguintes temáticas: Assistência Farmacêutica; Gestão de Pessoas, do Trabalho e Educação Permanente; Gestão em Saúde; e Promoção em Saúde e Práticas Integrativas e Complementares. A área de Regulação e Redes de Atenção em Saúde está representada com um trabalho. Os trabalhos apresentados podem ser consultados em https://drive.google.com/drive/folders/1JAQembEH-qA0QrrGnuyswmKEiAL_jBxb?usp=sharing

Além disso, profissionais de Diadema palestraram em webinars temáticos. Foram eles: a coordenadora do Departamento de Regulação, Auditoria, Avaliação e Controle da Secretaria Municipal da Saúde, Claudia Maria Desgualdo (Regulação da Atenção, em 09/03); a gerente do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) III Analdeci Moreira dos Santos (Estratégia de Apoio Matricial, em 10/03); e o secretário municipal de Finanças Francisco Rózsa Funccia (Gestão Orçamentária e Financeira no Sus: a situação dos orçamentos municipais pós pandemia, em 11/03).

Diadema no Cosems

Em 2018, 41 trabalhos foram apresentados pela rede municipal, que recebeu um Prêmio David Capistrano e três menções honrosas. Já em 2019, Diadema enviou 65 trabalhos, ganhou um Prêmio David Capistrano e teve outras três experiências selecionadas para a mostra nacional. No ano passado, em função do cancelamento do Congresso por consequência da pandemia, as experiências municipais foram publicadas pelo COSEMS em um conjunto de cadernos digitais de acesso público.

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Trabalho de Diadema contra a Covid-19 é reconhecido em Cosems"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *