Trabalhar em Portugal: veja quais são os profissionais mais procurados

8679 0

Você já teve aquela vontade de largar tudo no Brasil e tentar uma vida melhor em outro país? Se a resposta for sim, você não está só. Uma parcela considerável daqueles que se dizem dispostos a se tornarem imigrantes têm em seus planos viver em Portugal.

A facilidade em se adaptar à língua e à cultura são fortes razões para colocar a “Terrinha” como sonho de consumo. Mas uma mudança para lá implica em obter renda em um país estrangeiro.

Pensando nisso, o Quero Bolsa, principal plataforma de inclusão de estudantes com bolsa de estudo no ensino superior, fez um levantamento de profissões altamente demandadas pelas empresas portuguesas e os cursos que o potencial candidato a um emprego precisa ter feito.

O levantamento também traz a remuneração anual para cada uma das funções. Vamos lá:

Fonte: Relatório Hays 2017

Os valores correspondem ao salário bruto anual, sem componentes variáveis adicionadas, ano-base 2017. Os salários variam de acordo com o tempo de experiência do profissional e o local de trabalho (Lisboa ou Porto).

É importante saber que nem todos os empregos são oferecidos em todas as regiões do país. Na região Norte, a procura por profissionais formados em Tecnologia da Informação (TI), Engenheiros e Logística é mais alta do que nas demais regiões. Na área Central do país, Engenheiros têm sido mais demandados, deixando para trás cargos com perfil comercial.

Já no Sul de Portugal, carreiras ligadas ao Marketing e à Comunicação superam a busca por profissionais de Engenharia. Nos últimos dois anos, a demanda por profissionais de áreas comerciais, engenheiros e especialistas em tecnologia de informação (TI) ocuparam o topo da lista de prioridades das empresas em relação a contratações.

A importância do inglês

Outro ponto que merece destaque é a importância dada ao domínio de outros idiomas, especialmente o inglês. Mais do que saber o próprio idioma (o português), os recrutadores valorizam os candidatos com capacidade de se expressar em diferentes línguas.

No mercado de trabalho português

Erick e a esposa Elisa: “Venha se tiver oferta de emprego”

Erick Pichler, de 31 anos, saiu do Brasil para trabalhar em Portugal com o emprego garantido. Ele é funcionário de um banco de investimentos francês, e atua na área de TI. No seu local de trabalho há uma grande quantidade de profissionais brasileiros. Na avaliação de Erick, Portugal necessita de profissionais qualificados e orienta quem estiver pensando em desbravar o Velho Mundo:  ” Especialize-se em sua área de atuação. Não venha sem uma oferta de emprego. Conheço muitas histórias de pessoas que vieram sem nada, pensando que iriam construir algo melhor que no Brasil e acabaram trabalhando em lugares horríveis. Tiveram que pegar dinheiro emprestado com parentes no Brasil para comprar a passagem de volta. Qualquer paraíso pode se tornar um inferno se você não é qualificado”, destacou.

Total 1 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Trabalhar em Portugal: veja quais são os profissionais mais procurados"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *