Ribeirão Pires inicia capacitação de funcionários do Acolhimento Municipal

486 0

Da Redação – A Prefeitura da Estância Turística de Ribeirão Pires, por meio de parceria entre a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (Sads) e Secretaria de Educação, Inclusão, Cultura e Tecnologia, iniciou, na segunda-feira, dia 21, capacitação dos funcionários do Acolhimento Municipal, no auditório da Sads. Com o tema “Reconstruindo Laços”, o treinamento aborda os seguintes temas: Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), orientações sobre o desenvolvimento infantil e cuidados com a higiene pessoal.

“É preciso compreender o valor de cada etapa de desenvolvimento da criança, sem acelerar o processo. Através dessa capacitação proporcionada pela parceria com a Educação, os funcionários do Acolhimento Municipal poderão aprimorar o conhecimento trazido pelo dia-a-dia na instituição, assim como trocar experiência para a melhoria no atendimento destas crianças e adolescentes que tanto precisam de amor, atenção e compreensão”, disse a secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, Elza Iwasaki. A atividade contou com a presença da Secretária de Educação, Inclusão, Cultura e Tecnologia, Flávia Banwart.

As crianças e adolescentes atendidas pelo Acolhimento Municipal são encaminhadas pelo conselho tutelar, pelo Ministério Público e pela equipe de proteção social da cidade. No espaço são oferecidos, além de moradia, alimentação, transporte escolar, acompanhamento escolar, inserção em atividades esportivas, acompanhamentos em médicos e especialistas, medicação, roupas e passeios.

As principais causas que resultam nestes casos, segundo os profissionais que acompanham as incidências, são o abandono, negligência, violência e conflitos familiares. As famílias são acompanhadas pela equipe técnica dos abrigos e da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social de Ribeirão Pires, por meio de entrevistas e visitas domiciliares que mapeiam as necessidades de fortalecimento de vínculos.

“Conhecer o histórico da criança é fundamental para compreender o comportamento dela. Além disso, nós temos que entender a necessidade de se criar vínculos com as crianças e adolescentes atendidos no Acolhimento Municipal. Isso ajudará a estimular a autoestima dessa criança que não pediu para estar ali, mas acabou separada de toda referência familiar que possuía até então”, explicou a orientadora educacional Ieda Nascimento Garcia.

A capacitação foi elaborada e organizada por profissionais da Secretaria de Educação, Inclusão, Cultura e Tecnologia – Ieda Nascimento Garcia (orientadora educacional), Dinah Navarro Rodrigues (orientadora de projetos) e Ana Claudia Santos (orientadora de organização e higiene) – e pela diretora do Acolhimento Municipal, Fabiane Santos Pereira. A atividade terá continuidade nesta terça-feira, dia 22, no auditório da Sads, com nova turma de funcionários do Acolhimento Municipal.

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Ribeirão Pires inicia capacitação de funcionários do Acolhimento Municipal"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *