Terceiro Turno nas UBSs de São Caetano já desafoga pronto-socorro em 25%

760 0

Da Redação – A Prefeitura de São Caetano inovou com o Programa Terceiro Turno, que amplia o funcionamento das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) até as 23h. Três equipamentos foram contemplados até agora (relação abaixo). O resultado é extremamente positivo no sentido de oferecer serviços cada vez mais ágeis e eficientes. O horário estendido já desafoga 25% da demanda no pronto-socorro do Hospital Municipal de Emergências Albert Sabin, no Bairro Santa Paula. A iniciativa inédita na cidade provê a atenção que a população quer e precisa, especialmente para quem trabalha ou estuda durante o dia.

O novo expediente está em vigor na UBS Nair Spina Benedicts, no Bairro Oswaldo Cruz, que realiza uma média mensal de 1.600 atendimentos durante o Terceiro Turno, no Centro Policlínico Gentil Rstom, no Bairro Nova Gerty, e na UBS Amélia Richard Locatelli, no Bairro Santa Maria. No programa, são destacados 11 profissionais, entre recepcionistas, auxiliares, enfermeiros e médicos, que atendem nas especialidades de Clínica Geral e de Pediatria.

Além da extensão do horário, das 19h às 23h, o Terceiro Turno humaniza o atendimento, diminui o tempo de espera, desafoga a fila nos hospitais municipais e reduz o deslocamento da população, não necessitando que os munícipes tenham que sair de seu bairro de origem ao hospital referência.

Nas unidades do programa, que passaram por completa revitalização e ganharam nova comunicação visual, funciona uma farmácia satélite e uma ambulância de prontidão para transferência de pacientes em estado grave.

Especialista Perto de Você – Outra ação inédita, lançada neste mês pela Prefeitura, o Programa Especialista Perto de Você aproxima a Saúde do cidadão. Integra o Terceiro Turno no Centro Policlínico Gentil Rstom, no Bairro Nova Gerty. Das 19h às 23h, são oferecidas consultas médicas nas cinco especialidades de maior demanda na rede municipal (relação abaixo). A capacidade de atendimento diária é de 20 pacientes pré-agendados pela Central de Agendamento e Regulação e outros 20 em demanda espontânea.

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Terceiro Turno nas UBSs de São Caetano já desafoga pronto-socorro em 25%"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *