Terceira Idade de SCS ganha equipamentos para estimular a memória

1094 0

Da Redação – Os frequentadores dos Centros Integrados de Saúde e Educação da Terceira Idade (CISEs) de São Caetano ganharam nesta quinta-feira (31) mais um presente: a Estação Ativamente. O espaço localizado no CISE João Castaldelli, no Bairro Olímpico, conta com quatro modernos equipamentos eletrônicos que têm como função melhorar a capacidade cognitiva dos idosos em vários domínios, tais como: atenção, memória, linguagem, planejamento, funções motoras e visuo-espaciais.

O prefeito Paulo Pinheiro destacou a importância da estimulação para os idosos – o projeto Ativamente já está em funcionamento nos quatro CISEs da cidade há dois anos, com cursos e oficinas. “Nossa preocupação é sempre oferecer novas atividades para a Terceira Idade. A Estação Ativamente vai fazer com que essa turma melhore sua memória e, consequentemente, sua vida social. Isso é mais qualidade de vida, saúde e longevidade para todos”, afirmou.

A Estação Ativamente vai contar com o auxílio de monitores formados pela Universidade de São Paulo (USP), parceira da iniciativa. O projeto é desenvolvido pela Secretaria de Assistência e Inclusão Social da Prefeitura de São Caetano, por meio da Coordenadoria Municipal de Políticas Gerontológicas, em conjunto com a gerontóloga Thaís Bent, doutoranda em neurologia da Faculdade de Medicina da USP.

A secretária municipal de Assistência e Inclusão Social e coordenadora municipal da Terceira Idade, Andreia Neves, lembrou que São Caetano se tornou a primeira cidade do País a contar com os equipamentos, desenvolvidos no Japão. “A Terceira Idade de São Caetano faz toda a diferença. Atendemos mais de 20 mil moradores nos CISEs e, graças ao empenho de nossa equipe de trabalho, podemos oferecer atividades de grande relevância para os frequentadores.”

A gerontóloga Thaís Bent saudou o compromisso do prefeito Paulo Pinheiro com a Terceira Idade. “É um prazer estar em São Caetano com um grupo de idosos tão ativo, independente e participativo. Nós agradecemos esta oportunidade, que mostra como o município é comprometido com o processo de envelhecimento saudável”. Ela ressaltou que o intuito das oficinas de estimulação da memória é reforçar ainda mais a autonomia dos frequentadores dos Centros de Terceira Idade. “Nós estamos enriquecendo a Terceira Idade com a vinda dos novos aparelhos. É mais uma ação da Prefeitura em prol dos moradores”, afirmou Jesus Adalberto Gutierrez, secretário municipal de Saúde.

Estimulação – A Estação Ativamente será utilizada pelos idosos inscritos no Projeto Ativamente, coordenado pelos gerontólogos sulsancaetanenses Felipe Borges e Tiago Ordonez. Como a sala de estimulação foi montada no CISE João Castaldelli, os frequentadores dos outros Centros de Terceira Idade vão ter transporte gratuito até o local, com saída direta do CISE aos quais são associados. Atualmente cerca de 120 alunos participam da ação, mas os interessados podem se cadastrar para posterior abertura de novas turmas.

Aluna do Projeto Ativamente desde o ano passado, Oddete Alzira Mansini Chies elogiou muito as atividades. “Eu me inscrevi porque achei que seria uma coisa boa para manter minha mente ativa. Se você não tem memória, não pode fazer nada. As aulas são ótimas, muito alegres. E agora com os equipamentos vão ficar ainda melhores”, festejou a moradora do Bairro Santa Maria que, mesmo aos 81 anos, esbanja disposição e será inclusive voluntária nos Jogos Olímpicos no Rio de Janeiro.

Endereços – Os CISEs oferecem uma série de atividades para os moradores de São Caetano com mais de 50 anos de idade. Confira abaixo os endereços e telefones das quatro unidades para mais informações:
CISE João Nicolau Braido Rua Humberto de Campos, 600, Bairro São José 4238-8063
CISE Moacyr Rodrigues Rua Rafael Corrêa Sampaio, 600, Bairro Santa Paula 4229-9900
CISE Francisco Coriolano de Souza Rua Dionízio Mercado, 199, Bairro Nova Gerty 4231-2406
CISE João Castaldelli Avenida Presidente Kennedy, 2.400, Bairro Olímpico 4232-1578.

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Terceira Idade de SCS ganha equipamentos para estimular a memória"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *