Taxistas cobram providências do Poder Público e fiscalização de problemas com Uber

635 0

A grandeza não consiste em receber honras, mas em merecê-las….

Aristóteles.

Taxistas cobram providências do Poder Público e fiscalização de problemas com Uber

A falta de fiscalização sobre o serviço de transporte de passageiros por carros particulares oferecido pelo Uber ganha mais um capítulo. Os relatos de que muitos motoristas passam praticamente todo o dia em bolsões próximos ao aeroporto de Cumbica, aguardando a chance de atender algum passageiro para um destino bem distante e, consequentemente, faturar mais com isso, sendo que para atingir esse objetivo há quem use de práticas nada éticas para evitar passageiros que solicitam viagens mais curtas. Tais fatos reforçam a necessidade de o Judiciário tomar providências a respeito. “Por mais que a primeira impressão fosse das melhores, era natural e esperado que um serviço sem qualquer fiscalização, sem regras, sem nenhum dever ou obrigação, que não é regularizado pelo Poder Público, começasse a apresentar inúmeros problemas em pouco tempo. Ou nossas autoridades tomam a coragem de encarar essa situação de frente, e cumpram com a sua responsabilidade de estabelecer regras para esse tipo de serviço, ou que assumam de vez a permissividade e respondam por consequências ainda piores que isso pode causar”, diz Edmilson Americano, presidente da Abracomtaxi – Associação Brasileira das Associações e Cooperativas de Motoristas de Táxis e da Guarucoop. Ele se refere também às ocorrências de violência contra passageiros. Um exemplo disso ocorreu no final do mês de janeiro, em Belo Horizonte. Uma jovem da Região da Pampulha denunciou um motorista do Uber por estupro. No início deste mês, uma publicitária também foi vítima de um sequestro relâmpago ao embarcar em um carro do Uber, em São Paulo. Mas a categoria dos taxistas espera avançar com essas questões a partir do próximo mês. Deputados que integram a Frente Parlamentar em Defesa dos Interesses da Classe dos Taxistas apresentaram um Projeto de Lei substitutivo que estabelece regras para o serviço de transporte de passageiros por motoristas de carros particulares, por meio de aplicativos digitais. “O PL tem como principal objetivo criar regras claras para o transporte de passageiros por carros particulares e, assim, proteger os taxistas e melhorar o serviço prestado aos consumidores”, diz Americano. Depois de muita pressão, o PL deve ser votado pela Câmara em março.

Frase:

Não há qualquer critério para a seleção de motoristas. Qualquer pessoa pode prestar serviço por meio do aplicativo e a empresa simplesmente não se responsabiliza por nada. Em casos assim, a única atitude do Uber é apenas anular o cadastro do motorista na sua plataforma. Ou seja, a única preocupação da empresa é faturar, ganhar em cima do serviço de pessoas despreparadas para tal e sem qualquer referência. Não há qualquer preocupação com a proteção dos passageiros

Edmilson Americano, presidente da Abracomtaxi – Associação Brasileira das Associações e Cooperativas de Motoristas de Táxis e da Guarucoop, ao comentar alguns dos problemas envolvendo motoristas do Uber

Frase:

É muito importante ter o serviço do Necrim em Diadema. Com o atendimento de 12 pessoas por semana, vamos minimizar a fila do Judiciário nos casos de crime de pequeno potencial ofensivo. A Prefeitura está de portas abertas para o avanço da segurança em nossa cidade

Lauro Michels, prefeito de Diadema, ao comentar a inauguração Núcleo Especial Criminal (Necrim), primeiro da região, para agilizar a resolução de crimes menos ofensivos

Diadema recebe o primeiro Necrim da região

Com o objetivo de melhorar a celeridade da Justiça nos casos de crimes menos ofensivos, promovendo com rapidez a conciliação entre as partes, foi inaugurado em Diadema o primeiro Núcleo Especial Criminal (Necrim) da região. Por meio de parceria entre a Polícia Civil do Estado de São Paulo com a Prefeitura de Diadema, o novo órgão policial foi instalado no mesmo prédio no qual a Secretaria Municipal de Assuntos Jurídicos mantém a Assistência Judiciária e o Procon. Subordinado à Delegacia Seccional da cidade, o Necrim Diadema vai ser chefiado pela delegada Renata Lima de Andrade Cruppi, que já responde pela Delegacia de Defesa da Mulher de Diadema. Segundo a delegada, após a elaboração do Boletim de Ocorrência, nos casos de crimes de menor potencial ofensivo, o trabalho da nova instância policial será promover com agilidade uma audiência de conciliação entre as partes em até 30 dias. A entrega do Núcleo Especial Criminal contou com a presença do prefeito de Diadema Lauro Michels, do vice-prefeito Márcio da Farmácia, de secretários municipais e diversas autoridades policiais. Além de agradecer a parceria com a municipalidade, o delegado-geral da Polícia Civil do Estado de São Paulo, Youssef Abou Chahin, disse que o Necrim Diadema vai agregar qualidade ao serviço público da Prefeitura. “Este é um projeto de trabalho inovador que será um local para conciliação”. O Núcleo Especial Criminal – Necrim Diadema funciona no prédio da Assistência Judiciária de Diadema e Procon (Avenida Sete de Setembro, 400 – Centro). O Necrim não faz atendimento ao público – o agendamento das audiências é feito pela Polícia Civil.


VAPT-VUPT

E TOME INCOMPETÊNCIA…

  • Chega a impressionar a diferença do discurso de campanha e as atitudes dos políticos depois de eleitos. A mudança é da água para o vinho. E para fazer valer a essa tese vale até se desdizer, seja em pronunciamentos oficiais, atitudes ou mesmo naquelas manjadas comparações de mandatários e/ou administrações. Síndrome que não dura mais que seis meses e menos de um ano. Mas tem alguns que conseguem se superar. Ganharam a eleição falando mal do alheio mas esqueceram de limpar os fundilhos. Acabam fazendo a mesma caca do anterior, desta vez com o próprio intestino. Lamentável. A população de algumas cidades da região esperava por mudanças, mas no fundo vão ter é mais do mesmo. Politicagem barata, com requintes de crueldade e autoritarismo: as conhecidas armas dos incompetentes…

ISSO PODE ARNALDO…?

  • Vocês lembram daquele discurso inflamado de que o PT ou qualquer outro partido desde que não fosse o deles teria levado os cofres públicos à bancarrota? Daí, você vem com um discurso moralizador, de austeridade, de corte de despesas, readequação, aperto de cintos, mas aceita e sugere a divisão de portaria, desde que seja para tirar um dos beneficiários da lista pública de salários ou apenas para dar o famoso cala-boca…

O JEITO É TORCER CONTRA O AMIGO?

  • O vereador Hiroyuki Minami (PSDB de São Bernardo), que recebeu e aceitou o convite para ser secretário de Desenvolvimento de São Bernardo, parece que anda tendo problemas para acomodar todos os seus aliados políticos, parentes e até amigos desta longa caminhada de Legislativo, que teve o seu grande ápice, com a reforma (que virou a construção de um novo prédio, cheio de problemas até hoje, passados quatro anos). Mas voltando ao nobre edil, Minami foi para a secretaria, mas fez questão de deixar quatro indicações no gabinete do vereador suplente Ary de Oliveira. Mas o vereador Minami precisaria abrir os olhos (sem qualquer conotação racial) e pensar em outras soluções caso o advogado que vai defender o vereador suplente Ary de Oliveira consiga reverter essa decisão nas raias do tribunal. Penso que seria demais, né vereador Minami, o Ary ganhar o processo e ainda continuar sustentando seus indicados…

QUE É ISSO COMPANHEIRO…

  • Em pelo menos três cidades da região onde o PT foi varrido da administração já há rumores de que alguns petistas estão sendo contemplados com generosas vaguinhas que podem fazer o milagre da multiplicação dos peixes dos atuais governos. Ainda não existe nada oficial, apenas rumores e muita coisa até que não pode confirmar, mas se realmente esse for o panorama político (sem qualquer citação a essa coluna, por favor), a população pode esperar e preparar panelas…

CAU ITINERANTE

  • A Estância Turística de Ribeirão Pires vai receber nesta quarta-feira (15) o projeto CAU Itinerante, promovido pelo CAU/SP – Conselho de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo. O encontro vai acontecer na Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Ribeirão Pires – AEARP (Rua Capitão Jose Galo, 348). No local, uma equipe do Conselho estará presente para atendimento aos profissionais para esclarecimento de dúvidas sobre legislação e o Sistema de Informação e Comunicação do CAU (SICCAU), além de também fazer a coleta biométrica de dados, necessária para a solicitação da Carteira de Identidade Profissional. O atendimento será das 10h às 16h.

CONTRA A VIOLÊNCIA INFANTIL NESTE CARNAVAL

  • O Ministério do Turismo e a Secretaria Nacional dos Direitos Humanos vão lançar na próxima terça-feira (14), às 14h30, no Hotel Kubitschek Plaza, Brasília, a campanha nacional de combate à violência contra crianças e adolescentes no carnaval. A apresentação das ações de sensibilização será feita pelo ministro Marx Beltrão e a secretária Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, Claudia Vidigal. Na ocasião serão apresentados os últimos dados do Disque 100 sobre denúncias de exploração e/ou abuso sexual de crianças e adolescentes.

Escolas de SP dão início ao processo eleitoral dos grêmios estudantis

O processo para escolha dos novos representantes dos grêmios estudantis já começou na rede estadual paulista. As unidades têm até 20 de abril para definir os vencedores. De acordo o estatuto escolar, as chapas devem ser formadas por alunos de cada ciclo atendido: Fundamental Anos Iniciais e Finais; e/ou Médio. O voto é direto. A primeira fase é a formação da comissão pró-grêmio. Um professor deve organizar o processo, que inclui a elaboração de um estatuto. A próxima etapa é a realização de uma Assembleia Geral. Nessa reunião será escolhida a nova comissão eleitoral. As diretorias dos grêmios anteriores também devem utilizar a oportunidade para prestar contas sobre as ações realizadas durante a gestão passada. As inscrições das chapas devem ser feitas até 13 de março. A partir daí, tem início o processo eleitoral com a organização de debates e campanha. A previsão é que os estudantes irão às urnas na primeira semana de abril e o resultado final seja divulgado até 20 de abril. Em 2016, 25% das escolas aderiram aos meios digitais. Foram utilizados programas de computador, Google Drive e até urna eletrônica cedida por cartório eleitoral. O calendário completo e os documentos orientadores estão publicados no Portal da Educação (www.educacao.sp.gov.br). Um total de 90% das escolas de São Paulo têm grêmio estudantil. A rede estadual fechou o último ano com representantes eleitos pela maioria e em voto direto em 4.515 unidades. A orientação da Secretaria é que os mandatos sejam de um ano e o grêmio elabore propostas, organize e sugira atividades para a escola. Além disso, as agremiações têm direito de participar da organização do calendário e devem articular e negociar os interesses junto à direção escolar.

Total 1 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Taxistas cobram providências do Poder Público e fiscalização de problemas com Uber"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *