Tai chi chuan garante mais qualidade de vida para alunos de todas as idades

574 0

Da Redação – O Parque Salvador Arena, no Rudge Ramos, é ponto de encontro para os praticantes de São Bernardo do tai chi chuan, arte marcial chinesa. Conhecida por ser uma forma de meditação em movimento, a atividade atrai cerca de 50 praticantes toda a semana ao parque, onde são orientados gratuitamente pelas professoras Edna Maria da Silva e Ivalda Alcântara Brandão.

Com a professora Ivalda, os encontros acontecem às terças e quintas-feiras: das 7h30 às 8h15 são realizadas as aulas com a turma avançada; e das 8h30 às 9h30 com a turma de iniciantes. A professora Edna é responsável pelos novos alunos, sempre às quartas-feiras, das 16h às 16h50.

De acordo com a professora Ivalda, as aulas são realizadas há seis anos. “Eu sempre fiz muitas atividades físicas e me encontrei num momento da vida, já há 12 anos, praticando tai chi chuan. Hoje posso passar um pouquinho do que aprendi aos alunos”, revela.

O tai chi chuan surgiu na China e é praticado no mundo todo. No Ocidente é um exercício de meditação e promoção da saúde e do equilíbrio físico e mental. Seus criadores basearam-se na observação da natureza e dos animais. Segundo especialistas da área da saúde, a prática pode aumentar a capacidade de concentração e de memória, facilitando a execução de tarefas diárias.

A professora Edna da Silva, que dá aulas desde 2015, revela que teve o primeiro contato com o tai chi chuan no Rudge Ramos, em São Bernardo. “As pessoas que nos procuram no geral são mulheres aposentadas, que buscam na atividade física exercícios para garantir melhorias nas condições de saúde”, pontua.

Uma das praticantes é Marcia Rotta, professora aposentada que realiza a atividade às quartas-feiras. “Nesse momento da minha vida posso me dar o direito de praticar o tai chi chuan. Esse é um momento meu, que me traz paz, onde faço novas amizades e desenvolvo consciência corporal, o que é muito positivo”, revelou.

Outra aluna, a empresária Hisako Kawashita afirma que o tai chi chuan a ajudou a aperfeiçoar sua capacidade de concentração, equilíbrio e no fortalecimento da memória. “Melhora muito o nosso dia a dia. É uma prática que reflete em nossa saúde e estou muito feliz. Eu era muito agitada e ajudou até a regular meu cotidiano. Agora estou mais centrada.”

O Parque Salvador Arena fica na Avenida Caminho do Mar, 2.980, no Rudge Ramos. Mais informações sobre as aulas pelos e-mails ivaldavaltur@yahoo.com.br e denise.giorgio@terra.com.br.

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Tai chi chuan garante mais qualidade de vida para alunos de todas as idades"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *