Solidariedade Musical é nova iniciativa pastoral do Padre Carlito

1574 0

”Na infância vivemos intensamente a alegria, a inocência, capacidade criativa sem limites e ausência de preconceitos. Na vida adulta aprendemos a racionalizar, a impor critérios para tudo e a dosar as emoções para nos proteger. O importante é saber equilibrar essas duas fases, para construir e usufruir a felicidade que almejamos, sem perder o entusiasmo das crianças”                               Maria Amália.

 

* Gabriel Arcanjo Nogueira – O Padre Carlito Dallagnese, muito conhecido dos fiéis do Grande ABC, é mesmo pródigo em surpreender as pessoas com suas ideias e práticas pastorais. A mais recente começa na próxima segunda-feira, em Santo André, quando o incansável pastor inaugura o projeto Solidariedade Musical – Tudo em Música, onde professor não cobra e aluno não paga (veja mais fotos) do trabalho.

Padre Carlito inaugura este novo projeto nesta segunda-feira (8 de maio), às 20h, à Rua Caraguataí, 123, Pinheirinho, em Santo André. O Solidariedade Musical vai propiciar que jovens tenham contato com a música e que venham a se tornar pessoas muito melhores.

A figura do belo (do grego, kallós) pastor, cuja expressão maior é Jesus Cristo, é o que motiva o conhecido Padre Carlito desde sempre. Foi assim quando criou na Chácara Querência a Capela Jesus da Serra do Mar com a imagem de Jesus tendo ao colo a ovelha carente.

Ao dar à chácara o nome Querência, sua intenção foi destacar a força que essa palavra gaúcha significa: lugar em que as pessoas se querem bem. Acrescentou, em aniversário de inauguração da Capela, a expressão Casa da Solidariedade.

Musicando – A música é uma das paixões desse gaúcho de Guaporé, assim como a vida no campo, que lhe traz inspiração e fôlego para tocar a vida sacerdotal, iniciada há mais de 50 anos. Padre Carlito é compositor, arranjador e maestro, com foco na música sacra. Criou o Coral, quando foi cura da Catedral do Carmo, em Santo André, e até hoje lá estão amigos dele dessa época, iniciados pelo padre seja como cantores seja como músicos.

Nos anos 1980, fiel escudeiro do então bispo diocesano, Dom Cláudio Hummes, acompanhava-o em momentos delicados como quando precisou subir em um dos bancos de uma igreja para organizar assembleias de metalúrgicos que não tinham outro local que lhes desse acolhida, devido à intervenção no sindicato da categoria.

Antenado com o Papa Francisco, que ensina que a Igreja tem de ser revolucionária para não adoecer, Padre Carlito inova sempre e é muito requisitado para celebrações em paróquias espalhadas pela Diocese. E não abre mão de arregaçar as mangas, empunhar uma enxada para cuidar, ele próprio, da chácara em que cultiva plantas, preserva o meio ambiente e semeia seus canteiros de hortaliças e temperos.

Fazer amigos é com ele mesmo, incansável pastor que vai às ovelhas; não espera que elas venham a ele. Todas, porém, são bem-vindas à Casa da Solidariedade, como a Chácara Querência passou a ser denominada a partir de 2015. Solidariedade que estende seus ramos, agora, com a da Música a ser ensinada por quem é uma lição de vida.

  • Festival Holandês 1 – A primeira reunião do ano, entre a direção do GAMA – Grupo de Amigos do Movimento Autonomista – e os representantes da Secretaria de Educação da Prefeitura de São Caetano aconteceu na tarde desta quinta-feira (4), com objetivo de traçar as diretrizes para realizar as comemorações da Semana Autonomista, que acontecerá no final de outubro. A professora Regina M. Rampinelli ouviu atentamente as solicitações apresentadas pelo presidente do GAMA, Ivo Pellegrino, e se prontificou a tornar viável ainda no primeiro semestre a reunião com os professores de História (5ª à 8ª série) e os mestres polivalentes do Fundamental 1. Esta secretaria também vai auxiliar na procura, entre os estudantes, os sobrenomes dos 95 líderes autonomistas.
  • Festival Holandês 2 – A exemplo dos anos anteriores será realizado o concurso de redação que premiará os melhores trabalhos escritos sobre a história da autonomia. O GAMA esteve representado, além do seu presidente, Ivo Pellegrino, pelo seu vice, João Tarcisio Mariani, do presidente emérito, o líder autonomista Mario Porfírio Rodrigues, do secretário Humberto Domingos Pastore e dos conselheiros Milka Soeltl e Wagner Antonio Natale. Até a próxima!
* Gabriel Arcanjo Nogueira é jornalista profissional desde 1972, cursou Filosofia e Teologia no Instituto de Formação Teológica (IFT) e na Faculdade Nossa Senhora Assunção. Contatos com o colunista pelo e-mail biemg@hotmail.com
Total 3 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Solidariedade Musical é nova iniciativa pastoral do Padre Carlito"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *