Sociólogo José de Souza Martins lança livro em São Caetano em junho

494 0

Texto: Caio Bruno – Fotos: Divulgação

Da Redação – O escritor e sociólogo José de Souza Martins lança a 2ª. edição de seu livro Moleque de Fábrica – Uma arqueologia da Memória Social (Ateliê Editorial, 2018) no sábado (9/6). O evento, promovido em parceria com a Fundação Pró-Memória de São Caetano do Sul, será realizado na Biblioteca Municipal Paul Harris (Av. Dr Augusto de Toledo, 255) às 10h.

Na obra, que fora lançada em 2011 com o nome de Uma Arqueologia Social e agora ressurge em nova edição revisada, o autor nos apresenta uma trajetória pessoal de adversidades e superações, expondo o Brasil pela margem de dentro de seus dilemas, dias de blecaute e racionamento da Segunda Guerra Mundial, a morte de Getúlio Vargas (1954), a greve dos 400 mil, em 1957, a violência doméstica resultante do embate entre a ordem rústica que se desagregava e o urbano anômico que se impunha.

seu olhar microscópico e cotidiano, Martins conta sua infância e adolescência, na roça e na fábrica, traçando o retrato de uma era decisiva no advento da modernidade no Brasil: a era Vargas. Sua história é um convite à iniciação nas ciências humanas. Um jeito diferente de conhecer o que elas têm a dizer sobre o homem comum sem desconhecer-lhe o imaginário que dá sentido às incertezas do viver sem rumo.

Palestra – Também na ocasião, o professor José de Souza Martins proferirá aos presentes gratuitamente a palestra A alienação na São Caetano operária – o lado oculto da memória. Natural de São Caetano do Sul, de uma família de imigrantes chegados em 1912. Martins é Cidadão Emérito do municípo, professor Emérito da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, onde se doutorou.

Foi professor visitante da Universidade da Flórida (EUA) e da Universidade de Lisboa, professor catedrático da Universidade de Cambridge e fellow de Trinity Hall (Inglaterra). É doutor Honoris Causa da Universidade Federal da Paraíba e da Universidade de São Caetano do Sul e professor Honoris Causa da Universidade Federal de Viçosa (MG). É membro da Academia Paulista de Letras.

Com mais de 30 livros escritos, Martins é o autor do clássico São Caetano do Sul em Quatro Séculos de História (1957), seu primeiro trabalho sobre a cidade e publicação referencial para a historiografia do município.

Total 1 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Sociólogo José de Souza Martins lança livro em São Caetano em junho"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *