Skatescola promove II Festival com presença de campeões nacionais e internacionais

96 0

Da Redação – No próximo sábado (7) acontece a segunda edição do Festival Skatescola – Superando Obstáculos, evento voltado aos alunos do projeto homônimo, que acontece no Centro de Rio Grande da Serra. O Festival terá início às 9h e os alunos poderão participar, de forma gratuita, em quatro categorias distintas: feminino, mirim, iniciante e amador. Serão 20 vagas por categoria, com medalha a todos os participantes e premiação para os três primeiros lugares de cada categoria.

O evento acontece na Pista Municipal de Skate Sandro Dias Mineirinho, que fica localizada na Praça da Bíblia, s/n° – ao lado da estação de trem e é aberto para acompanhamento de toda a população, entretanto, a data de realização poderá ser alterada devido a mudanças climáticas. O Festival contará com dois juízes, três mesários e locutor. O grande destaque será a participação dos atletas Márcio Tarobinha, bi-campeão brasileiro de Street, eleito Melhor Skatista do Ano e Fábio Sleiman, campeão de torneios na Alemanha e Itália, e único brasileiro a descer o lendário corrimão El-Toro, na Califórnia.

Projeto – Realizado com o apoio da Prefeitura de Rio Grande da Serra, o projeto ‘Skatescola – Superando Obstáculos’ é desenvolvido por meio de uma parceria entre a Associação Aprisco do município e a Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude do Governo do Estado de São Paulo, com patrocínio da Unipar Indupa e apoio da Cult Cultura e Carbono 60, que oferece aulas de skateboard pelo período de um ano, gratuitamente, a jovens de áreas carentes da cidade.

Os participantes recebem kit lanche composto por uma barra de cereal e água após todas as aulas, camiseta do projeto e todos os equipamentos necessários – skate e itens de segurança. O projeto teve início em 2006 e já atendeu mais de 500 jovens, sempre realizado na Pista de Skate Sandro Dias, no Centro da cidade, e já se consolidou como um trabalho que promove o desenvolvimento dos jovens por meio do esporte.

As aulas ocorrem todas as terças e quintas-feiras, para quatro turmas de 20 alunos, sendo duas turmas formadas por crianças entre 8 e 12 anos e duas turmas para adolescentes entre 13 e 17 anos. Além da obrigatoriedade de estudar em escola pública e ter entre 8 e 17 anos, é preciso que os pais ou o responsável assinem uma autorização para admissão no projeto.

As aulas são ministradas por dois professores, Vanderley Arame e Elber Bereta, com ampla experiência na modalidade, sendo que, na segunda edição, a metodologia ficou a cargo do hexacampeão mundial Sandro Dias.

Esporte Olímpico – O projeto visa ensinar fundamentos básicos da modalidade olímpica – integrará o evento a partir de 2020 em Tóquio, Japão -, tanto de forma teórica quanto prática, mas não se restringindo apenas à atividade desportiva em si. São ensinadas questões transversais ao esporte, de fundamental importância para as crianças e adolescentes, como disciplina, respeito ao próximo, importância do cuidado com o espaço público e demais assuntos que envolvam cidadania. Além disso, os alunos têm contato com outras carreiras possíveis no skate, como a de cinegrafista e produtor esportivo.

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Skatescola promove II Festival com presença de campeões nacionais e internacionais"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *