Sindicato patronal tem cursos gratuitos para formar profissionais de elevadores

1108 1

Da Redação – Estima-se que haja mais de 80 mil elevadores somente na capital paulista. Em São Paulo esses equipamentos transportam mais passageiros dos que os ônibus. Os moradores da cidade passam ao menos três minutos por dia dentro dos elevadores. São 25 milhões de pessoas:  um volume 2,5 vezes maior do que a população transportada pelos ônibus.

Mas faltam profissionais qualificados para a correta manutenção e a conservação dos elevadores. Sem isso é impossível garantir a segurança dos usuários. Acidentes em elevadores são raros, mas, quando acontecem, podem ser fatais.

Atento a essa lacuna, o  Seciesp – Sindicato das Empresas de Elevadores do Estado de São Paulo inicia a temporada 2016 de cursos de qualificação e especialização profissional. Os cursos começam nesta segunda-feira, dia 15 de fevereiro de 2016. O primeiro curso será gratuito e de formação básica: “Curso de Formação para Técnicos de Elevadores” é destinado a quem ainda não possui experiência e se interessa em começar na profissão.  A exigência é que os candidatos tenham cursado o segundo grau completo. Para os demais cursos de aperfeiçoamento e especialização são cobradas taxas que variam de R$ 165,00 (para funcionários de empresas associadas) a R$ 330 (não associados).

Há ofertas de emprego no mercado para técnicos com formação e especialização nas mais  de 80 empresas associadas especializadas em manutenção e conservação de elevadores para atender a demanda de equipamentos com tecnologia cada vez mais sofisticada. Além disso, em São Paulo, há uma lei municipal obriga os edifícios a realizar a manutenção mensal dos equipamentos com técnicos profissionais.

“Apesar da crise econômica há sempre oportunidade para novos profissionais especializados na manutenção de elevadores. Como não há  formação acadêmica no mercado, nosso papel é contribuir para ajudar a especializar e criar novos profissionais”, afirma Jomar Cardoso, presidente do Seciesp. Ele destaca que o crescimento do mercado imobiliário nos últimos anos e a urbanização das cidades, expandiu o número de prédios verticais e, consequentemente, o de elevadores, assim como há cada vez mais exigência por manutenção com qualidade.

Os cursos acontecem na sede do Seciesp, em São Paulo, com cerca de 30 alunos por turma. São destinados a iniciantes que desejam atuar no mercado de elevadores e aos profissionais do setor que pretendem conquistar maior especialização. Há outros cursos previstos para Santos e Campinas no segundo semestre em datas a serem definidas.

Principal voz do segmento de elevadores no Brasil, o Seciesp representa o setor no Estado de São Paulo, que conta com mais de 500 empresas. A iniciativa do Seciesp tem por objetivo ampliar a oferta de mão de obra qualificada e reduzir a carência tanto  na indústria como nas empresas prestadoras de serviço para realizar a manutenção dos elevadores.

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

1 comentário on "Sindicato patronal tem cursos gratuitos para formar profissionais de elevadores"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *