Setembro Amarelo no ambiente profissional

81 0

* Caio Bruno – Criada em 2015 pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), Conselho Federal de Medicina (CFM) e Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) a campanha Setembro Amarelo é das mais salutares e importantes no Brasil com o objetivo da conscientização e prevenção de uma triste realidade: o suicídio.

Os índices no Brasil são alarmantes e cresce assustadoramente entre os jovens. Estima-se que 32 brasileiros se matam por dia em média, sendo essa uma taxa maior do que a de vítimas de AIDS e da maioria dos tipos de câncer. De acordo com um relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS) de 2014, o Brasil está em oitavo dentre os países com maior número de suicídios.

Não sendo uma regra, mas em parte considerada dos casos, os suicídios acontecem decorrente de questões ligadas a doenças de saúde mental. Tendo a depressão e o transtorno de ansiedade como principais causas.

O Setembro Amarelo pode e deve ser divulgado e trabalhado dentro das corporações e no mundo profissional. Cabem aos gestores criarem ferramentas de discussão com debates, conselhos e acolhimento com ajuda de profissionais específicos ou identificando em processos organizacionais internos fatores que podem ser gatilhos de doenças de saúde mental, como o assédio moral, o estresse e o excesso de cobrança, por exemplo.

Participe buscando ou fornecendo ajuda e conheça mais sobre si mesmo e sobre seus colegas de trabalho. Que todos os meses sejam de alerta e prevenção. Não somente setembro.

* Caio Bruno é jornalista e exerce o cargo de Assessor de Imprensa da Fundação Pró-Memória da Prefeitura de São Caetano do Sul

Total 2 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Setembro Amarelo no ambiente profissional"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *