Sesc Sto André tem atividade sobre meio ambiente para idosos

267 0

Atividades integram o projeto “Ideias e Ações para um Novo Tempo”, que promove em junho mais de 200 atividades sobre o tema, nas 40 unidades

Da Redação – Em celebração ao mês do meio ambiente (junho), as unidades de Santo André e de São Caetano do Sesc oferecem atividades especiais sobre o tema.

No próximo dia 19, acontece a aula aberta “Meio Ambiente é onde Estou”, voltada para os idosos, que discutirá as relações com os ambientes em que vivemos, e ensinará práticas de comunicação não violenta para lidar com conflitos. Já no Sesc São Caetano, a oficina “Sustentabilidade em Pequenos Espaços: Mini Horta”, ensinará públicos de diferentes idades a fazer uma mini horta em casa.

Essa programação especial sobre meio ambiente que integra o projeto “Ideias e Ações para um Novo Tempo”, iniciativa vinculada ao programa de Educação para a Sustentabilidade, mantido pela instituição. O projeto traz cerca de 200 atividades, distribuídas entre as 40 unidades do Sesc no estado de São Paulo.

O “Ideias e Ações para um Novo Tempo” é um projeto permanente, criado em 2012, com ações realizadas durante todo o ano nas unidades do Sesc no estado de São Paulo. Tem como objetivo identificar iniciativas que conciliam aspectos sociais, econômicos, ambientais e culturais nos seus modos de vida, produção e trabalho, além de compartilhar práticas, saberes e experiências socioambientais voltadas ao cuidado com o ambiente e com as pessoas, associadas ao desenvolvimento do território local.

Para isso, durante todo o mês de junho, o projeto intensifica suas ações no intuito de integrar os representantes das diversas iniciativas socioambientais mapeadas, além de promover o diálogo entre o público geral e as iniciativas que transformam a realidade numa perspectiva responsável, justa, ética e sustentável.

Para Danilo Santos de Miranda, diretor do Sesc São Paulo, “As temáticas socioambientais compõem uma importante agenda, especialmente em razão da complexidade dos dilemas da vida contemporânea e de suas consequências para as sociedades atuais e vindouras.” E complementa: “Diante deste desafio, o Sesc atua na perspectiva dos processos de educação para a cidadania, valorizando o debate em torno dos direitos e deveres do cidadão, como forma de encontrar caminhos e respostas diante da complexidade destas questões.”

Além da programação especial em todas as unidades, o Sesc SP apresenta a 10ª Conferência Internacional de Educação Ambiental e Sustentabilidade – o melhor de ambos os Mundos (Best of Both Worlds), entre os dias 12 e 15, no Sesc Sorocaba, com palestras de importantes nomes do ativismo socioambiental, como o indiano Manish Jain, Antônio Nobre, Sonia Guajajara, Célio Turino; mesas de debates; apresentação de pôsteres; oficinas e intervenções culturais. A realização é em parceria com a ESALQ/USP – Laboratório de Educação e Política Ambiental (OCA) e a Universidade Federal de Alfenas.

A programação completa por unidade e detalhes sobre a conferência estão disponíveis em <http://bit.ly/2LxzaQP >.

Serviço – Sesc Santo André (Rua Tamarutaca, 302). Aula Aberta “Meio Ambiente é onde Estou”. O meio ambiente consiste em todos os espaços em que vivemos: urbano, rural e até nosso trabalho. A atividade apresenta práticas de Comunicação Não Violenta como alternativa de transformação para o espaço em que habitamos, com ênfase no contexto urbano.

Com Karoline Rempel. Voltada aos idosos: 19/6.Sábado, 14h às 16h. Grátis. Senhas 30 min antes

Sesc São Caetano, à Rua Piauí, 554. Oficina “Mutirão Verde”

O público é convidado para conhecer a horta orgânica do Sesc São Caetano e trocar experiências de plantio a partir da permacultura, colocando a mão na terra para cuidar desse espaço vivo e coletivo.

Com Coletivo Dente de Leão. Terças, 04 e 18 de junho de 2019, das 15h às 17h Grátis Livre

Não é necessário inscrever-se

Oficina “Sustentabilidade em Pequenos Espaços: Mini Horta”

Quem disse que horta precisa de quintal? A atividade ensina técnicas de plantio em pequenos vasos ou estruturas, com plantas comestíveis adequadas para baixa iluminação ou espaço reduzido.

Com Coletivo Dente de Leão.

Sábado, 15 de junho de 2019, das 10h às 12h Grátis 6 anos Senhas 30 min antes

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Sesc Sto André tem atividade sobre meio ambiente para idosos"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *