Sesc SA e SCS lançam vídeos do projeto Trilhas Sonoras do ABC no YouTube

709 0

Artistas da região contam e cantam sua trajetória musical

Da Redação – O Sesc Santo André e São Caetano realizaram uma curadoria compartilhada para a produção de pequenas peças de vídeo, em que os artistas da região selecionados foram convidados a apresentarem suas obras compostas a partir de algum estímulo afetivo territorial: uma rua de São Caetano, um amor platônico entre as estações Celso Daniel e Prefeito Saladino, a vida nas vielas de nossas comunidades. A estreia do projeto, quinzenal, em outubro, se estende para Novembro com datas agendadas para 5 e 19 ás 20h, exibido nos canais do YouTube do Sesc Santo André e São Caetano.

TRILHAS SONORAS DO ABC

A ação tem o intuito de contribuir para a ativação das redes locais de músicos e produtores da região do Grande ABC. Considerando o poder da música para ativar recordações, o projeto suscita a ressignificação dos espaços interditados para a visitação nesse momento de isolamento social, despertando as lembranças afetivas do público por meio dessa cartografia sonora formada pelas canções apresentadas.

O projeto tem a apresentação de Marcelo Mendez, jornalista e escritor andreense, autor dos livros Contos de Várzea (2015) e O Baile dos Corações em Fúria (2018), pela editora Córrego.

05/11 – Iran Lucas

Foi a cidade de São Caetano do Sul que o acolheu primeiro, há mais de 35 anos. Cantor e compositor, natural do Distrito de Boqueirão , município de Cajazeiras, na Paraíba, Iran Lucas Cavalcante veio, ainda criança, com sua família de músicos paraibanos para fixar residência no ABC Paulista.

Tendo na música nordestina um forte elo com suas raízes, o artista traz a influência de grandes nomes da Música Popular Brasileira, como Luíz Gonzaga, Zé Ramalho, Chico César, Fagner, Raul Seixas, dentre outros, mas seu repertório flutua livremente entre os clássicos desses compositores consagrados e as canções de sua autoria.

Iniciou a carreira ainda muito jovem e teve de batalhar para garantir seu espaço na região. Foi tocando na noite, em bares e restaurantes de São Caetano, que desenvolveu o apego à cidade que o acolheu e aconchegou. Iran presta sua homenagem à cidade com a composição “Linda São Caetano”, especialmente para o Trilhas Sonoras do ABC.

19/11 – DANIEL PESSOA

Músico, compositor e intérprete, Daniel Pessoa é nascido e criado em Santo André. Aos 15 anos começou a arranhar as cordas do violão de forma autodidata e logo passou a integrar seu primeiro grupo, o Versão Brasileira. Participou de muitos festivais, sempre com boas colocações, e construiu sua carreira tocando na noite do ABC. Versatilidade é uma palavra que o define bem, já que transita com desenvoltura tanto por sucessos da MPB assinados por Caetano Veloso ou Gilberto Gil, quanto se arrisca em experimentações e misturas de outros tantos ritmos e elementos da brasilidade, como samba, xotes, pop, reggae e baiões.

Todas as cidades do ABC têm influência em sua carreira e apesar de viver atualmente em Santo André, Daniel já participou de bandas e shows nas cidades vizinhas e as considera muito importantes na construção de sua identidade musical. Por isso, para o projeto, compôs e tocará a canção “Muito Além do ABC”, em que expressa um pouco de sua relação com a região.

+ SESC NA QUARENTENA

Durante o período de distanciamento social, em que as unidades do Sesc no estado de São Paulo permanecem fechadas para evitar a propagação do novo coronavírus, um conjunto de iniciativas garantem a continuidade de sua ação sociocultural nas diversas áreas em que atua. Pelos canais digitais e redes sociais, o público pode acompanhar o andamento dessas ações e ter acesso a conteúdos exclusivos de forma gratuita e irrestrita.  Confira a programação e fique #EmCasaComSesc.

Serviço – Trilhas Sonoras do ABC, de 5 e 19 de novembro, quinta-feira, às 20h. Disponível nos canais do YouTube dos Sescs Santo André e São Caetano

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Sesc SA e SCS lançam vídeos do projeto Trilhas Sonoras do ABC no YouTube"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *