Sesc S. André e São Caetano lançam vídeos do Trilhas Sonoras do ABC no YouTube

45 0

Artistas da região contam e cantam sua trajetória musical

Da Redação – O Sesc Santo André e São Caetano realizaram uma curadoria compartilhada para a produção de pequenas peças de vídeo, em que os artistas da região selecionados foram convidados a apresentarem suas obras compostas a partir de algum estímulo afetivo territorial: uma rua de São Caetano, um amor platônico entre as estações Celso Daniel e Prefeito Saladino, a vida nas vielas de nossas comunidades. A estreia do projeto, que é quinzenal, foi com o cantor e compositor Rodrigo Régis, no dia 08 de outubro. O segundo episódio traz a rapper MC Stefanie, no dia 22 às 20h, e será exibido nos canais do YouTube dos Sescs Santo André e São Caetano.

TRILHAS SONORAS DO ABC

A ação tem o intuito de contribuir para a ativação das redes locais de músicos e produtores da região do Grande ABC. Considerando o poder da música para ativar recordações, o projeto suscita a ressignificação dos espaços interditados para a visitação nesse momento de isolamento social, despertando as lembranças afetivas do público por meio dessa cartografia sonora formada pelas canções apresentadas.

O projeto tem a apresentação de Marcelo Mendez, jornalista e escritor andreense, autor dos livros Contos de Várzea (2015) e O Baile dos Corações em Fúria (2018), pela editora Córrego.

22/10 – STEFANIE, A MULHER MC

Nascida em Santo André, a MC que ficou conhecida por seu trabalho com o coletivo PDD (Pau-de-Dá-em-Doido) e com o grupo Simples, hoje é referência no Rap nacional. Dona de um flow* inconfundível e métrica peculiar, mira a vanguarda, mas com os pés firmes nas raízes do hip hop. Abriu shows para grandes nomes mundiais, como De La Soul e Talib Kweli, e gravou com ícones nacionais, dentre eles Tássia Reis, Max B.O., Lurdez da Luz, Shirley Casa Verde, DJ Nyack e Sorry Drummer, e internacionais, como a espanhola Indee Styla. Dividiu palco com Mano Brown e Negra Li no projeto “Brown Convida” e com bandas como o Projeto Nave. Atualmente, além da carreira solo, é integrante do grupo de mulheres rappers Rimas e Poesia. Em sua melhor definição, Stefanie é mãe, esposa, cantora, e acima de tudo, uma Mulher MC – título de seu videoclipe, lançado em 2018, em que conta com participações de nomes que representam toda força feminina do Rap e que servem de inspiração às mulheres que já sofreram, e sofrem todos os dias, algum tipo de preconceito por conta de seu gênero.

*Flow – terminologia usada no universo Rap para designar a maneira como o rapper “encaixa” as palavras e frases no instrumental (beat). Seria o equivalente à “melodia” na música cantada. Flow, para Stefanie, é uma “brincadeira de crianças”. Mas ela brinca com as palavras para falar de coisas muito sérias, essenciais.

+ SESC NA QUARENTENA

Durante o período de distanciamento social, em que as unidades do Sesc no estado de São Paulo permanecem fechadas para evitar a propagação do novo coronavírus, um conjunto de iniciativas garantem a continuidade de sua ação sociocultural nas diversas áreas em que atua. Pelos canais digitais e redes sociais, o público pode acompanhar o andamento dessas ações e ter acesso a conteúdos exclusivos de forma gratuita e irrestrita.  Confira a programação e fique #EmCasaComSesc.

+ SESC DIGITAL

A presença digital do Sesc São Paulo vem sendo construída desde 1996, sempre pautada pela distribuição diária de informações sobre seus programas, projetos e atividades e marcada pela experimentação. O propósito de expandir o alcance de suas ações socioculturais vem do interesse institucional pela crescente universalização de seu atendimento, incluindo públicos que não têm contato com as ações presenciais oferecidas nas 40 unidades operacionais espalhadas pelo estado.

Saiba +: Sesc Digital

Serviço

Trilhas Sonoras do ABC

Dia 22/10, quinta-feira, às 20h

Disponível nos canais do YouTube dos Sescs Santo André e São Caetano

Total 1 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Sesc S. André e São Caetano lançam vídeos do Trilhas Sonoras do ABC no YouTube"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *