Sesc Belenzinho recebe performance “Cadeira- falando sem tabu”

497 0

Projeto que versa sobre dificuldades da pessoa com deficiência no ambiente urbano integra programação da Semana Modos de Acessar

Da Redação – No dia 7 de dezembro de 2019, o Sesc Belenzinho recebe a atriz Estela Lapponi na apresentação Cadeira – Falando Sem Tabu!. A atividade é gratuita, na Área de Convivência da unidade.

Criada e desenvolvida em 2007 por Lapponi, a performance se divide em três momentos: o vídeo introdutório Passeio, de 10 minutos, que sensibiliza o público, com bom humor, sobre as dificuldades relacionadas à mobilidade que cadeirantes encontram no ambiente urbano, que muitas vezes se torna hostil pelas limitações arquitetônicas.

Na segunda parte, a atriz traz à cena a personagem com múltiplas deficiências, em uma cadeira de rodas, acompanhada de um assistente para auxiliá-las em ações básicas. A voz, pensamentos e sentimentos dessa personagem são descritos por meio de recursos audiovisuais, que trazem na narrativa uma mescla tanto de fatos autobiográficos da artista como depoimentos e elementos ficcionais, criados a partir da pesquisa com outras pessoas com deficiência, entrevistadas para a composição dessa performance.

Na última parte, Estela sai da personagem e inicia uma conversa com o público, visando fomentar a discussão franca – sem tabus – sobre o tema, abordando questões relacionadas à acessibilidade, empatia, confrontamento e preconceito.

Estela Lapponi é atriz e jornalista de formação, desde 1996. Há mais de vinte anos possui hemiparesia esquerda – paralisia parcial que ocasiona o pouco controle motor dos membros do lado esquerdo do corpo – devido a um derrame que teve em cena.

Em 2004 torna-se videoartista e, um ano depois, passa a ser criadora-intérprete em dança contemporânea, após participar do projeto internacional Dance Meets Difference, da Din A13 tanzcompany (Alemanha).

Em 2005, fundou a inCena 2.5, companhia que dedica-se à pesquisa do discurso cênico do corpo com deficiência, à prática performativa e relacional com o público e a integração entre as artes cênicas e  visuais. Em 2009, estudou no Máster em Práticas Cênicas e Cultura Visual Universidad de Alcalá (Espanha), onde investigou artisticamente o termo que criou – Corpo Intruso. Em 2010, cursou o Danceability Teacher Training Certification (método inclusivo de dança criado por Alito Alessi), na Áustria. Em 2012, aprofundou conceitualmente o termo Corpo Intruso no que diz respeito à situação artística, social e política do artista contemporâneo que possui deficiência, no curso de especialização em Estudos Contemporâneos de Dança na Universidade Federal da Bahia.

A atividade integra a programação da Semana Modos de Acessar, que ocorre nas unidades do Sesc São Paulo de 2 a 8 de dezembro de 2019. Com cerca de 140 atividades, entre programações artísticas, esportivas e formativas, o projeto visa à discussão da acessibilidade atitudinal e sua importância para o pleno exercício da cidadania das pessoas com deficiência.

Ficha Técnica – Criação, concepção e dramaturgia: Estela Lapponi

Performers: Estela Lapponi, Felipe Riquelme, João Otávio (em memória) e Neca Zarvos

Poesia: Clovys Torres

Figurino: Carina Casuscelli

Cenotécnica: cadeira de rodas – Achilles Luciano

Videomaker e finalização de audiovisual: Marcel Albert

Edição Audiovisual: Estela Lapponi

Estúdio: Casadalapa – Noisyman

Produção: Casa de Zuleika

Serviço – Cadeira – Falando sem tabu, neste sábado (7), às 20h, na Área de Convivência. Grátis. Recomendação etária: 12 anos. Duração: 90 minutos, no Sesc Belenzinho (Rua Padre Adelino, 1000. Belenzinho – São Paulo (SP) – Telefone: (11) 2076-9700 www.sescsp.org.br/belenzinho

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Sesc Belenzinho recebe performance “Cadeira- falando sem tabu”"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *